segunda-feira, 11 de julho de 2011

Evangelho Dominical: São Mateus 13,1-23

PARÁBOLA DO SEMEADOR

O texto de hoje fala das dificuldades que a palavra de Deus encontrava nas comunidades cristãs primitivas e que encontra também nas dos dias atuais. A reduzida penetração do Evangelho no coração dos homens e das mulheres, a escassez dos frutos não depende nem da semente nem do semeador, mas da qualidade da terra.


"Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se à beira-mar. Reuniu-se a Ele uma tão grande multidão, que teve de subir para um barco, onde se sentou, enquanto toda a multidão se conservava na praia. Jesus falou-lhes de muitas coisas em parábolas: «O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho: e vieram as aves e comeram-nas. Outras caíram em sítios pedregosos, onde não havia muita terra: e logo brotaram, porque a terra era pouco profunda; mas, logo que o sol se ergueu, foram queimadas e, como não tinham raízes, secaram. Outras caíram entre espinhos: e os espinhos cresceram e sufocaram-nas. Outras caíram em terra boa e deram fruto: umas, cem; outras, sessenta; e outras, trinta. Aquele que tiver ouvidos, oiça!» Aproximando-se de Jesus, os discípulos disseram-lhe: «Porque lhes falas em parábolas?» Respondendo, disse-lhes: «A vós é dado conhecer os mistérios do Reino do Céu, mas a eles não lhes é dado. Pois, àquele que tem, ser-lhe-á dado e terá em abundância; mas àquele que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado. É por isso que lhes falo em parábolas: pois vêem, sem ver, e ouvem, sem ouvir nem compreender. Cumpre-se neles a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis; e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo tornou se-duro, e duros também os seus ouvidos; fecharam os olhos, não fossem ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, compreender com o coração, e converter-se, para Eu os curar. Quanto a vós, ditosos os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Em verdade vos digo: Muitos profetas e justos desejaram ver o que estais a ver, e não viram, e ouvir o que estais a ouvir, e não ouviram.» «Escutai, pois, a parábola do semeador. Quando um homem ouve a palavra do Reino e não compreende, chega o maligno e apodera-se do que foi semeado no seu coração. Este é o que recebeu a semente à beira do caminho. Aquele que recebeu a semente em sítios pedregosos é o que ouve a palavra e a acolhe, de momento, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, é inconstante: se vier a tribulação ou a perseguição, por causa da palavra, sucumbe logo. Aquele que recebeu a semente entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução da riqueza sufocam a palavra que, por isso, não produz fruto. E aquele que recebeu a semente em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende: esse dá fruto e produz ora cem, ora sessenta, ora trinta.»

sábado, 9 de julho de 2011

PARA REFLETIR: A PORTA DO LADO

A Porta do Lado.

Dráuzio Varella

Em entrevista o médico Dráuzio Varella, disse que a gente tem um nível de exigência absurda em relação à vida, que queremos que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada. E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida da gente...


"É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia. Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de algumas pessoas melhor, e de outras, pior. Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos, mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes. Será que nada dá errado pra eles? Dá aos montes. Só que, para eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor diferença.

O que não falta neste mundo é gente que se acha o último biscoito do pacote. Que "audácia" contrariá-los! São aqueles que nunca ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga e não deixam barato. Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente. O mundo versus eles.

Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também. É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema solúvel. E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser resolvidos assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido de desculpas, um deixar barato. Eu ando deixando de graça...

Pra ser sincero, vinte e quatro horas têm sido pouco prá tudo o que eu tenho que fazer, então não vou perder ainda mais tempo ficando mal-humorado. Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a "porta do lado" e vou tratar do que é importante de fato. Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros dá errado."

Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia. Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto, sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.A "Porta do lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída...

Experimente!

Bela filosofia de vida e fácil de ser seguida. Acostumemos a "entrar e sair pela porta do lado".

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A DÍVIDA FINANCEIRA DOS ESTADOS UNIDOS


O GRANDE CALOTE

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama convidou os líderes do Congresso à Casa Branca para conseguir um acordo sobre o aumento do limite da dívida e a redução do déficit orçamentário dos Estados Unidos.

Esse acordo visa "manter a confiabilidade financeira do governos dos Estados Unidos", segundo o presidente Obama.

Os Poderes Legislativos e Executivos de lá estão comprometidos em difíceis negociações para evitarem um "DEFAULT" da dívida americana antes do início do mês de agosto, dívida essa que atualmente é da ordem de US 14.000.000.000.000 (quatorze trilhões) de dólares, além de estarem com um déficit orçamentário da ordem de US 2.000.000.000.000 (dois trilhões) de dólares.

Na lingua do povo dos Estados Unidos, a palavra "DEFAULT" significa: NÃO PAGAR, ATRASAR O PAGAMENTO, OMISSÃO NO PAGAMENTO, DESCUIDO NO PAGAMENTO, NEGLIGÊNCIA NO PAGAMENTO, CONTUMÁCIA, REVELIA, ETC.

Traduzindo para o nosso velho Portugues, significa DAR UM CALOTE NO CREDOR.

Por isso, se o Presidente Obama não conseguir se entender com o Congresso americano, segundo o Departamento do Tesouro daquele País, os Estados Unidos "não poderão pagar os empréstimos contraídos", a partir próximo mês de agosto.

Quem diria que tão pujante economia está ameaçada, atualmente, de um DEFAULT.

E eu que pensava que isso era coisa de pequenos e emergentes paises.

Antes já aconteceram os seguintes DEFAULT: 1987 - quando o Brasil deixou de pagar U$ 107 bilhões; 1994 - quando o México deixou de pagar U$ 158 bilhões; 1998 - quando a Rússia deixou de pagar U$ 120 bilhões; 2002 - quando a Argentino deixou de pagar U$ 190 bilhões; 2008 - quando a Letônia deixou de pagfar U$ 40 bilhões.

No momento quem está na iminência de um grande DEFAULT é a Grécia que poderá dar um calote de U$ 490 bilhões.

Talvez, por pura vaidade e orgulho o Partido Republicano daquele país, ferrenho adversário de Barack Obama, concorde com a súplica do presidente do Estados Unidos no sentido de "modificar para cima o teto de endividamento do país, até o dia 2 de agosto" apenas para que os Estados Unidos não venham a fazer parte do seleto grupo dos CALOTEIROS.

terça-feira, 5 de julho de 2011

AGRADECIMENTO À NOVA SEGUIDORA: SÂMARA SOARES VIEIRA




O BLOG JUAREZ MORAIS CHAVES AGRADECE, SENSIBILIZADO, A CHEGADA DE SÂMARA SOARES VIEIRA PROMETENDO MANTER A MESMA LINHA EDITORIAL E ESPERANDO PODER CONTINUAR ATENDENDO AS EXPECTATIVAS DE TODOS OS QUE, GENTILMENTE, SE DIGNAM EM ACOMPANHAR ESTE MODESTO BLOG.

domingo, 3 de julho de 2011

Evangelho Dominical: SÃO MATEUS 16, 13-19

APÓSTOLOS SÃO PEDRO E SÃO PAULO



"Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: ‘Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?’ Eles responderam: ‘Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas’. Então Jesus lhes perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo’. Respondendo, Jesus lhe disse: ‘Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus’”.

sábado, 2 de julho de 2011

Lago Ipueira em Xique-Xique (BA): PORTO DE BARCAS




O PORTO DO LAGO
Para nós xiquexiquenses que nascemos e nos criamos pulando do cais e se banhando nas águas do Lago Ipueira, essa visão mostrada pela foto já está banalizada pela constância com que diariamente é vista por todos nós.

Mas, para aqueles que não têm o privilégio de um Lago banhando a cidade, principalmente uma comunidade encravada em plena caatinga da Bahia, a posse um reservatório de água de tamanha envergadura só pode ser uma dádiva dos céus.

Cuidemos, pois, do nosso Lago Ipueira, saneando e limpando as suas margens para que possamos desfrutar para sempre desse bem

O nosso porto é um abrigo calmo e tranquilo para as barcas que fazem o transporte de gente e de mercadorias por todo o Rio São Francisco.

Cantinho da Seresta

SERESTA




O Blog de JUAREZ MORAIS CHAVES fez uma seleção de músicas genuinamente brasileiras, tocadas e cantadas na segunda metade do século passado, principalmente nos anos 1960, "cifradas" para violão e que, semanalmente, estarão sendo divulgadas.

















Foto Interessante: TRIPULAÇÃO DOS VAPORES

OS VAPORES DE ANTIGAMENTE

Era assim, com toda essa dignidade, que a tripulação dos antigos vapores que navegavam pelo Rio São Francisco se apresentavam aos passageiros que estavam embarcando.

Foi muito bom que o novo vapor Benjamim Guimarães, único sobrevivente daqueles formidáveis, tenha mantido a tradição e conservado a farda de gala das velhas tripulações dos vapores do Rio São Francisco.


Foto Denúncia: O "PAREDÃO" NA ANTIGA RUA DO PERAU



A ANTIGA RUA DO PERAU

Quem, na década de 1960, conheceu a antiga Rua Benjamim Constant, conhecida por todos como a animada "Rua do Perau", fica consternado com o estado de abandono em que se encontra.

O lado oeste da rua, o que ficava na beira do rio, ou beira do perau, foi totalmente demolido para a construção do "PAREDÃO", e as casa foram substituídas por pequenas bibocas, construídas sob o PAREDÃO, que serviriam para abrigar pontos comerciais, mas que por falta de demanda foram esquecidas e hoje se encontram em total abandono.

O abandono seria o menor prejuízos se essas tocas não estivessem a serviços dos marginais, traficantes e drogados que ali se homiziam para a prática de atos ilícitos.

Cabe às nossas autoridades policiais um trabalho diuturno de vigilância ostensiva na referida rua e às nossas autoridades administrativas estaduais e municipais, um urgente saneamento do local bem como o fechamento das furnas para evitar um mal maior.

Com a palavra o ilustre Ministério Público.









Enchente de 1979 - Fotos inéditas: Rua José Nogueira

Enchente de 1979


A Rua José Nogueira, em Xique-Xique (BA), totalmente tomada pelas águas, vendo-se no final uma barca ancorada quase na esquina com a Rua Monsenhor Costa.

Foto: Afonso

Foto Aérea de Xique-Xique: O Lago Ipueira

FOTO DE SATÉLITE

Dessa altura pode-se ver com facilidade a cidade de Xique-Xique (BA) à margem do Lago Ipueira, formado pelo Rio São Francisco.

Na parete superior vê-se o Canal do Guaxinin que separa as Ilhas do Gado Bravo o e da Miradouro, da qual se destaca um vértice que serve para dar o nome de "Ponta da Ilha" ao bairro da cidade.




Foto do Rio São Francisco: Chegada do Vapor

A chegada de um vapor, em qualquer cidade são franciscana, na década de 1950, era um evento dos mais importantes na cidade. Toda a população se deslocava para a beira do rio para assistir ao ritual da "encostada" do vapor.

O interessante era que esse costume nunca deixou de acontecer mesmo que o vapor fosse o menor em navegação e não estivéssemos esperando ninguém da família.

A atração para ir até a beira do rio ver o vapor chegar era irresistível independente da idade do cidadão ou cidadã.

Era um prazer que só os que conheceram os vapores puderam gozar.

Foto de Marcel Gautherot

Foto Antiga de Xique-Xique (BA): Praça D. Máximo

A PRAÇA

Fotografia da Praça D. Máximo obtida, aproximadamente no ano de 1974.

Entre os prédios da época destacam-se facilmente o "Ponto Chic" na esquina da Praça D. Máximo com a Pr. Getúlio Vargas e o armarinho de Dona Tidinha, na Praça Getúlio Vargas, ambos, hoje, totalmente descaracterizados, além da casa do Sr. Ascendino, na Praça D. Máximo, que foi demolida para dar lugar a um posto de gasolina.



Normandia: Ontem e Hoje
















Bonita casa que ficou muito danificada pelos tiros que a atingiram durante a grande guerra. Mas, nem por isso foi demolida ou abandonada. Pelo contário sofreu caprichosa recuperação como se vê na outra foto.



Moradia de Alto Risco: Casa no Penhasco

CASAS NO PENHASCO.


Um penhasco que vem sendo destruído na base inferior e que dentro de pouco tempo ruirá sobre o mar. As casas irão junto.

Galeria de fotos do Cineasta Édson Nogueira: Praça da Bíblia

PRAÇA DA BÍBLIA

O Livro Sagrado dos Cristãos é homenageado com o nome de uma praça na cidade de Xique-Xique (BA).

Para ilustrar tão justa homenagem o escultor xiquexiquense Carlos Roldão foi convidado a fazer uma escultura para ficar exposta na Praça.

O resultado é o que se vê: duas mãos segurando a Bíblia numa clássica posição de leitura.

A lente do nosso fotógrafo Édson Nogueira registrou o belo conjunto da Praça que fica no final da Avenida J.J. Seabra em Xique-Xique (BA).

Arte Sacra na Bahia: AZULEJARIA SACRA


AZULEJOS PORTUGUESA NA BAHIA

CENAS DA VIDA DE SÃO FRANCISCO EM QUE ELE RENUNCIA AOS BENS PATERNOS DEVOLVENDO MESMO AS ROUPAS QUE VESTIA.

Decoração de 1737, existente na Capela-mor da Igreja do Convento de São Francisco em Salvador (BA).
Bahia: Tesouros da Fé
Foto: Sérgio Benutti

Fato Histórico de Xique-Xique: COLÔNIA DE PESCADORES



OS PESCADORES EM XIQUE-XIQUE (BA)
Os primeiros homens que colonizaram o Rio São Francisco foram os garimpeiros que penetraram pelo Brasil adentro procurando ouro e pedras preciosas para um enriquecimento rápido. Logo em seguida aos garimpeiros surgiram os grandes donos de fazendas de gado, os colonos os vaqueiros, os escravos e outros habitantes que ganhavam a vida nos sertões do São Francisco. A profissão de pescador surgiu como conseqüência da necessidade que toda essa população precisava comer. O grupo de pessoas em Xique-Xique que passou a se dedicar à pesca exercia essa atividade de maneira empírica e sem profissionalismo coletando o peixe no Lago Ipueira, por meio de anzóis e redes rudimentares. Somente com a chegada do século XX essa atividade começou a se preocupar com a profissionalização dos seus componentes e no dia 03 de maio de 1957, após uma grande movimentação dos pescadores xiquexiquenses foi criada a Colônia dos Pescadores Z-37 de Xique-Xique, que teve como sócios fundadores os seguintes pescadores: Domingos Alves da Costa, José de Assis Ribeiro, Manoel Pedro da Costa, José Francisco da Silva, Joaquim Alves da Costa, Joaquim Francisco da Costa, João Pereira da Costa, Francisco Pereira da Costa, José Alves da Costa, Francisco Alves da Costa, Germano Pereira Filho, Justiniano Ferreira da Silva e o tenente da Marinha Eduardo Eustáquio dos Santos – da Capitania dos Portos do Vale do São Francisco.
De lá até hoje, inúmeras e variadas foram as conquistas da Colônia de Pescadores Z-37 em favor de seus associados, tais como a construção da sede própria, aposentadoria, seguro desemprego durante o defeso, salário maternidade, auxílio doença e pensão familiar.

(Informações extraídas do livro "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique - História de Chique-Chique", do Prof. Cassimiro Machado Neto)

Foto antiga de Salvador: Conceição da Praia



Conceição da Praia é um local de Salvador (BA)., na cidade baixa e perto do Elevador Lacerda onde está situada a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, construída em 1623, uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São do Salvador da Bahia, vez que sua primeira igreja foi feita por determinação do primeiro governador-geral do Brasil: Tomé de Sousa.

A atual construção em estilo Gótico foi feita toda de pedra sabão trazida de Portugal.

Sua Elevação a Sacrossanta Basílica se deu em 1946. O papa Pio XII declarou Nossa Senhora da Conceição padroeira única e secular do Estado da Bahia.