O peixe CARI é um velho e conhecido habitante das águas do Rio São Francisco e que possui um exo-esqueleto parecido com uma lagosta.
Mas, o CARI, de antigamente, não tinha o prestígio de tradiconais peixes consumidos pelos xiquexiquenses, a exemplo do surubim, da piranha, do dourado, do mandim e principalmente do pocomom, gostoso e dificil de ser encontrado nas bancas.
Quando menino cansei de ver os pescadores, principalmente no Mangue Fundo, descartarem o Cari, quando vinha na rede, por imprestável e que nem urubu queria comer.
Pois bem, atualmente o Cari é muito procurado na cidade, vendido já sem o esqueleto e, dizem os vendedores, que é muito gostoso. Ainda não tive coragem de experimentar.
CARI, não era um nome de um bar dos anos 80?
ResponderExcluirCascudo é a designação comum aos peixes siluriformes da família Loricariidae, também conhecidos como acari, cari, boi-de-guará e uacari. Os loricariídeos são peixes exclusivamente de água doce, que habitam os rios e lagos da América Central e do Sul.
ResponderExcluirO Cari é muito apreciado na região do São Francisco: Filé de Cari ao Molho, Filé de Cari Frito, Cari na Telha, Moqueca de Cari e a famosa Carizada é um dos pratos servidos nessa região rica de Cultura e Pratos deliciosos.