sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Jornais de Xique-Xique (BA): "A ORDEM"


Edição número 06 de 21 de agosto de 1931

O semanário "A ORDEM", nessa 6ª edição  traz em sua primeira página a manchete principal "O Momento Político na Bahia", com dois telegramas vindos de Salvador: o primeiro, assinado pelo general Raimundo Barbosa, informa que o Interventor da Bahia Dr. Artur Neiva renunciara ao cargo tendo sido substituído pelo general signatário do telegrama; o segundo telegrama, assinado pelo Dr. Virgílio Damásio, traz a informação  sobre a alteração do secretariado estadual bem como da demissão do prefeito de Salvador.
        Os outros assuntos da primeira página: "Um Apelo ao Chefe da Profilaxia e Terrível Dilema", título de um artigo com  elogios a um arquimilionário norte-americano pelo seu gesto humanitário de gastar fortuna para instalar em algumas cidades nordestinas postos de atendimento de saúde para a população carente; apela para que um posto de combate a epidemias daqueles fosse instalado em Chique-Chique, cidade propensa a ser invadida por uma epidemia de febre amarela e um ataque de leptospirose, pois fica à margem de uma ipueira e de um pântano. A matéria registra que Remanso e Barra ganharam semelhantes equipamentos. Na outra matéria o autor discorre sobre os malefícios do jogo de azar e do alcoolismo.
        Na segunda página um  artigo assinado pelo Sr. Renovato Barreto, datada de 02.08.1931 e enviado  da Vila de Gameleira do Açuruá, questionando a extinção daquele município e mostrando que o mesmo deveria ser restaurado, pois reúne condições econômicas favoráveis. Traz, também, a notícia do falecimento ocorrido no dia 16 de agosto corrente do Sr. Alfredo de Magalhães Sampaio, morte esta acontecida na Vila do Açuruá.
        Na terceira página, os habituais anúncios comerciais das empresas: Livraria Rui Barbosa, do Sr. Olímpio Antunes Bastos; Loja da Humanidade, de Lithercílio Baptista da Rocha; Clínica-Médica, do Dr. Oscar Coelho de Aquino; Funilaria Rápida, de Francisco Alexandrino – em Santo Inácio; Loja Popular, de Aurélio Gomes de Miranda e Loja Sempre-Viva, de Genuíno Carvalho dos Santos
      Chegando à página quatro encontramos uma mensagem de pêsames escrita pelo senhor Renovato Barreto, dirigida a Amando Sampaio, lamentando o falecimento de seu pai Alfredo de Magalhães Sampaio.
      Anuncia, ainda, em dois editais assinados pelo Sr. Virgílio Alves Bessa, Tabelião de Notas e Oficial de Protestos da cidade, notificando os Srs. Joaquim Pereira Bastos e André Alves de Assunção, da ameaça de protesto de  Notas Promissórias emitidas e não liquidadas pelos dois cidadãos. 
Ao final  trás uma lista de aniversariantes da semana e um anúncio feito pela Maria Alves Lopes, oferecendo aulas de corte e costura.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique - História de Chique Chique", de Cassimiro Machado Neto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário