A Praça 6 de julho ou Praça da Caldeira, como é hoje conhecida ou ainda Praça do Pirulito como era chamada antes da colocação da caldeira, é pequenina e fica localizada atrás da Igreja do Senhor do Bonfim.
No que pese a pequenez é um dos mais importantes logradouros da cidade, pois a sua inauguração, no dia 6 de julho de 1932, pelo Intendente Municipal Coronel José de Souza Nogueira (1930/1933), foi uma homenagem ao centenário da cidade de Xique-Xique (BA).
A Caldeira que ali está afixada forneceu energia elétrica para a cidade de 1936 até o ano de 1951, quando a cidade passou a contar com energia fornecida por um motor a diesel. A conservação desse equipamento foi muito feliz por preservar a memória da cidade.
Dessa pequena Praça, partem 2 importantes ruas de Xique-Xique: a Rua Ruy Barbosa e a Rua Gois Calmon, sem se falar na Avenida J. Seabra que lhe fica ao lado.
É nessa Praça que fica situado o Clube Beneficente dos Operários, fundado no dia 15 de agosto de 1935 e que continua em plena atividade beneficiando os seus sócios.
Foi nessa Praça que o nosso escultor Carlos Roldão, expôs a sua obra "Cristo Crucificado", antes de ir para a Praça D. Máximo, local definitivo.
Em breve, até o final de 2013, essa famosa Praça será contemplada com uma Agência do Banco do Nordeste do Brasil S.A - BNB, que muito beneficiará a cidade.
Zelemos, pois, pelos nosso logradouros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário