Esta é uma das fotografias mais bonita de Xique-Xique antigo. Pelo menos é a que mais gosto pois é a única que conheço mostrando claramente como era o cais da cidade antes do crime que cometeram ao construir o PAREDÃO HORROROSO.
A foto, pela sombra do cais sobre as águas do Lago Ipueira, foi obtida pouco antes do meio dia, mas, mesmo assim, não obstante o intenso sol, muitas pessoas estavam sentadas no cais observando a água do Velho Chico.
Vejam lá no fundo o mercado municipal e em frente a ele a grande rampa pavimentada com pedras irregulares que permitia os caminhões acessarem a beira do Lago Ipueira para pegar mercadorias.
Observem que o Lago Ipueira fazia parte integrante da cidade e a qualquer hora do dia ou da noite bastava sentar no cais para apreciar suas águas ou o por do sol.
Hoje o Lago Ipueira deixou de ser parte da cidade, isolado que foi pelo fétido PAREDÃO.
Espero que os meus conterrâneos se sensibilizem ao ver esta foto e se conscientizem da necessidade de botar abaixo o PAREDÃO, feioso e fedorento que tantos prejuizos tem trazido à nossa cidade.
Acordemos enquanto é tempo, pois, dentro em breve a nova geração que está nascendo não chegará, por não vê-lo, a tomar conhecimento do Lago Ipueira e venham a pensar que as historias de vapor chegando em Xique-Xique não passem de lendas dos mais velhos.
Juarez, viajando pelas cidades banhadas pelo São Francisco, constatei que temos a beira do rio mais feia entre todas elas. Mataram nosso rio e a nossa bela vista em Xique-Xique, destruiram uma rua historica, casarões como o Banco de Lulu Bessa, a Pharmarcia Universo, so degraus onde o vapor encostava, emfim, a nossa historia. Sou a favor de um plebiscito e tenho certeza que sera aprovado, detonaremos esse paredão da vergonha e da imundice. De la pra cá ja se passaram 30 anos e nada de enchente, beneficio so pros gigantes do nordeste: Mário Andreazza e ACM. Abraços
ResponderExcluir