quarta-feira, 9 de março de 2011

Fato Histórico em Xique-Xique: ENERGIA ELÉTRICA

LUZ A VAPOR

No dia 03 de maio de 1936, a cidade de Xique-Xique (BA), deixou de utilizar candeeiros domésticos e luminárias a óleo de mamona nas ruas e aposentou os servidores públicos municipais que todos os dias acendiam essas luminárias às 18:00 horas e as apagavam às 22:00 horas.
Nessa data foi inaugurada, pelo Intendente Cel. Francisco Xavier Guimarães, a energia elétrica gerada pelo vapor de uma caldeira a lenha, que, de modo precário mas necessário dotou a cidade de energia a vapor até o ano de 1951, quando foi substituida por motor a diesel.
O evento foi comemorado de modo muito festivo por toda a população e as autoridades marcaram a data com discursos importantes, ressaltando a grande conquista e o grande avanço da cidade que com essa energia daria um grande passo no rumo de um mundo mais adiantado e mais civilizado.
Felizmente, as nossas autoridades municipais tiveram a sensibilidade de conservar a velha CALDEIRA (foto) que hoje ornamenta a Praça 6 de Julho, mais conhecida como a Praça da Caldeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário