TAPIOCA para nós xiquexiquenses é a fécula da mandioca com a qual fazemos o "beiju", o qual em outros locais é denominado de tapioca e aquela de goma. Tá explicado.
As tapioqueira, ou sejam as mulheres que vendem tapioca, puba(carimã), tapioca fresca e outros produtos obtidos da mandioca, têm ponto certo na feira livre de Xique-Xique: esquina noroeste do Mercado Municipal.
Vêm, toda sexta-feira, de canoas, das diversas ilhas do nosso arquipélago trazendo os seus produtos, por elas manufaturados e cedinho, pela manhã, alí se instalam sem as mínimas condições de exerceram o milenar ofício do comercio.
Devido à excelente qualidade da mercadoria à venda, principalmente a tapioca fresca e a puba, os produtos são, de imediato, adquiridos pela população e antes do meio dia já venderam tudo o que trouxeram. Concluída a comercialização, com o numerário obtido adquirem o necessário para a semana (café, açucar, querosene, arroz, fumo, etc) e, de imediato entram nas canoas e retornam para suas casas onde, a partir do dia seguinte reiniciam a produção para vender na próxima feira.
Aproveito aqui a oportunidade para solicitar, encarecidamente, ao nosso Prefeito Municipal e aos nossos Vereadores, que promovam a construção de uma pequena área coberta para que essas mulheres trabalhadoras possam expor seus deliciosos produtos com mais comodidade e conforto.
As mulheres produtoras irão agradecer.
- tapioca é o pó;
- estão ai há muito tempo
-sempre escolhem essa esquina
Nenhum comentário:
Postar um comentário