sábado, 7 de maio de 2011

Enchentes em Xique-Xique: CHEIA DE 1949




ENCHENTE DO RIO NO ANO DE 1949

A grande cheia do Rio São Francisco ocorrida a 62 anos e tida como a maior em Xique-Xique ainda é testemunhada por muitas pessoas que, quando crianças passearam de paquetes pelas inúmeras ruas inundadas da cidade.
Eu era menino de 6 para 7 anos mas lembro-me perfeitamente do grande volume de água que se formou na Praça Dom Máximo em frente à casa de minha mãe. Ainda não existia o jardim, construído no ano de 1955, e a praça virou um grande lago que era frequentemente navegado pelas pessoas mais jovens a bordo de pequenas canoas a remo.
Xique-Xique, na época era uma pequena cidade de no máximo 5.000 habitantes, ainda sem o jardim e o mercado municipal estendendo-se para o leste até o César Zama, para o norte até o ponto onde está hoje o Mercado e para o sul até a Praça Luiz Viana. Era uma pequena comunidade.Toda a atividade comercial da cidade, inclusive a feira livre, se concentrava na Av. Rio Branco e Rua Belo Horizonte.




Tivemos que nos mudar para outra casa situada em rua mais elevada, vez que praticamente a metade da cidade estava submersa.

Essa enchente ainda está bastante viva no meu subconsciente e por isso publico algumas fotos para que os mais jovens tomem conhecimento da famosa cheia de 1949.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário