Muito louvável e digna de orgulho para todos os xiquexiquenses a iniciativa do Prefeito Municipal em conseguir dos Correios a emissão de um selo comemorando o aniversário de Xique-Xique.
Além da honrosa homenagem o selo é muito bonito e bem representativo da cidade, ilustrado que foi com fotografias da autoria de Cincinato de Oliveira, grande fotógrafo local.
Além da honrosa homenagem o selo é muito bonito e bem representativo da cidade, ilustrado que foi com fotografias da autoria de Cincinato de Oliveira, grande fotógrafo local.
Gostaria, no entanto, de registrar que a nossa cidade, em 2011, estará completando 179 anos e não os 83 anos como está registrado no selo comemorativo, conforme explicado pelo nosso pesquisador, historiador e Professor CASSIMIRO MACHADO NETO, em seu livro “Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique”, onde informa que "o Município de Xique-Xique (BA) foi emancipado do Município de Jacobina (BA) no dia 06 de julho de 1832, por Decreto do Conselho Provincial da Bahia, tendo sido instalado no dia 23 de outubro de 1834, com a posse da primeira Câmara de Vereadores, composta por 7 vereadores eleitos pelo povo. Informa ainda o nosso historiador que a sede do município permaneceu durante 96 anos com a denominação de VILA, pois, pela Constituição Imperial, de 25 de março de 1824, esse era o nome dado a todo município que fosse criado cuja sede tivesse menos de cinco habitantes. Somente em 13 de junho de 1928, quando a sede do município atingiu a marca de 5.000 habitantes, recebeu a denominação de CIDADE, através da Lei Estadual nº 2.082."
Está havendo, pois, uma diferença de 96 anos.Por causa desse fato histórico, o Prefeito Municipal Cel. José de Souza Nogueira, (1930-1933), comemorou, no dia 06 de julho de 1932, o centenário da emancipação política da cidade, festa que foi amplamente divulgada pelo semanário A LUZ, edição de 02.07.1932, com o seguinte título: “Como Vai Ser Solenizado o CENTENÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DE CHIQUE- CHIQUE”.
Para registrar o evento, o Coronel Prefeito denominou de Praça 6 de Julho, a pracinha que fica nos fundos da Igreja do Senhor do Bonfim e onde atualmente está situada a caldeira. Ainda hoje existe a placa denominativa da praça.
Fica pois essa informação histórica para que as nossas autoridades estaduais e municipais (Poder Judiciário, Poder Executivo e Poder Legislativo), estudem a forma e a maneira de retificar a data do aniversário e a idade da cidade de Xique-Xique (BA).
Juarez, vale resaltar que a foto principal do Selo é de Cincinato de Oliveira grande fotografo e amigo, valeu !
ResponderExcluirAbração...