A cidade de Xique-Xique (BA), mal saiu dos festejos do seu aniversário de emancipação, grande festa que chamou a atenção de todas as cidades vizinhas e atraiu um grande número de visitantes, já está se preparando para homenagear São João no bairro da "Ponta da Ilha".
Coordenada por Jorge Meira e Reinaldo Povão e sob o patrocínio da Prefeitura Municipal, os festejos se estenderão pelos dias 24, 25 e 26 de junho e serão animados com apresentações de quadrilhas dançadas pelos moradores da Ponta da Ilha, exibição de palhaços para animar a criançada, tudo isso reforçado com as bandas locais e de outras cidades, especialmente convidadas para o evento.
Estão de parabéns os coordenadores e o Poder Executivo Municipal em se preocuparem por levar alegrias e festas para a "Ponta da Ilha", além de estarem contribuindo para manter uma tradição xiquexiquense de muitos anos.
Gostaria, no entanto, de aproveitar a ocasião para sugerir que ao lado da programação oficial já preparada fosse introduzida a famosa fogueira, que sempre se fez presentes no São João de Xique-Xique.
Os mais antigos sabem do que estou falando: um grande galho de Pajeú, que, após ser enfeitado com muitos prêmios é enterrado e cercado por uma pilha de lenha que será acesa no momento adequado. Quando o tronco da fogueira estiver totalmente queimado e prestes a cair, será "atacada" pelos "derrubadores de fogueiras" para retirada dos prêmios. Naturalmente os prêmios devem ser estimulantes.
Guaracy Teixeira ainda mantém essa tradição nos festejos de São João na Carnaúba, como bem demonstra a foto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário