SÃO JOÃO EM XIQUE-XIQUE
Nos dia 18 e 24 deste mês, publiquei neste Blog crônicas sobre como era a festa de São João em Xique-Xique na década de 1950, quando tinha como característica única o uso de uma fogueira representada por um grande galho de Pajeú, árvore nativa, que era, após ser enfeitado com muitas prendas, enterrado na porta da casa para ser "derrubado" apos a destruição do tronco pelo fogo.
Pensei que essa tradicional brincadeira não mais existisse em minha terra e a crônica publicada tinha um quê de melancolia, pelo desaparecimento de tão genuina forma de homenagear São João, exclusiva de Xique-Xique.
Mas, qual não foi a minha surpresa ao receber da amiga Zélia Jacobina, de Xique-Xique, fotos da festa de São João realizada na tradicional Faz. Carnaúba, onde ainda se usa todo o ritual do galho enfeitado de prendas.
No que pese o festejo ser destinado a uma pequena plateia, por ser numa fazenda particular, a inciativa é das mais notáveis e digna de louvor por manter, mesmo simbolicamente, a derrubada de uma fogueira e a apanha dos presentes presos nos galhos. Vejam que são jovens e até crianças que avançam sobre as prendas sob as vista e os sorrisos de parentes e amigos presentes na festa.
De parabéns os proprietários da Faz. Carnaúba por manterem uma tradicão tão importante para a nossa cultura xiquexiquense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário