quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Jornais de Xique-Xique BA: "A LUZ", Nº 11


        O número 11 do periódico "A LUZ", circulou em Xique-Xique no dia  1° de maio de 1932, dando o seguinte título para sua principal manchete de capa: "Pobres Pescadores". onde prossegue a campanha em favor dos pescadores do Município.
      Outra manchete: "Enfermo", informa a melhora na saúde de dom Adalberto Sobral, Bispo da Diocese de Barra, o qual encontra-se em tratamento médico na cidade do Salvador.
      Com a chamada "Higiene" há uma matéria pregando a necessidade da limpeza em todos os ambientes, no lar, na profissão, na escola, nas ruas, para que todos tenham melhor saúde.
    A página dois publica um artigo intitulado "O Carvão Catarinense", em que o autor afirma que o futuro econômico do Brasil vai depender muito das reservas carboníferas catarinenses.
      Em seguida há uma coluna com o título Coisas do Japão.
     Outra coluna chama-se "Uma Feijoada", descrevendo a festa feita pelo casal Serra na Ilha do Gado Bravo, movimentando um exército de panelas, caçarolas, pratos, balaios, vitrola etc, acampando a todos sob os frondosos juazeiros. Cita as presenças de vários amigos. Vem uma pequena lista mencionando os nomes de jovens senhoritas da mais fina sociedade xiquexiquense: Arabela, Stela, Anerzina, Maricola, Beleza, Princesa, Tonica, Divininha, Florzinha e Ninita.
       A festa regada a feijoada transcorreu até as 18:00 horas, tendo havido muitas diversões tais como: corrida de três pernas, salto de cordas, balanço, discursos, versos, pensamentos e danças animadíssimas.  À noitinha um paquete atravessou a ipueira, trazendo todo mundo de volta, alegres, satisfeitos, ao som de "Teu cabelo não nega".
      A página três apresenta um artigo com o título "O Travão das Nossas Riquezas", comentando a luta aberta entre a Companhia Petróleo do Brasil e o chefe do Serviço Geológico Nacional.       
     Apresenta, ainda, anúncios dos seguintes estabelecimentos comerciais da cidade:
             LOJA NOGUEIRA – do Sr. Hermenegildo de Souza Nogueira
            ARMAZÉM GUARANI – do Sr.  Francolino José dos Santos & Sobrinho
             FARMÁCIA UNIVERSO – do Sr. João Rodrigues Soares
             LIVRARIA RUI BARBOSA – do Sr. Olímpio Antunes Bastos e
             ARMAZÉM IDEAL – do Sr. Tiburtino Barreto.
         O último assunto da página três intitula-se "Os Americanos" e narra o seqüestro de uma criança, filha do famoso aviador Charles Lindenbergh.
A página quatro como com o assunto "O Salvamento do “Santa Clara”, comentando que o vapor "São Francisco" que estava ancorado na Ilha de Champrona,  local onde se acha naufragado o “Santa Clara”,  deslocou-se até o porto de Xique-Xique a fim de se abastecer de víveres, vindo a bordo o Dr. Otávio Carneiro.
        O assunto seguinte é "Gameleira do Açuruá", apresentando o texto a seguir:
"Na próspera vila de Gameleira do Açuruá acha-se em via de conclusão o edifício do Mercado Público para as feiras diárias, que deverá ser inaugurado no dia 15 do corrente"
        O referido texto descreve o acabamento do imóvel e parabeniza o sub-prefeito. Menciona também a estrada para Santo Inácio.
         Com o título "Flagelo sobre Flagelo" "A LUZ" retorna ao assunto dos sertanejos que sofrem com a maior seca de todos os tempos no nordeste brasileiro.
         Nunca devemos nos esquecer: Estamos no terrível ano da seca de 1932.
         Há um "Balancete do mês de abril das obras da Igreja", assinado por Monsenhor Costa e destaca os nomes de alguns contribuintes, como Filadelfo Miranda, Pitolomeu Pinto, coronel Agrário de Magalhães Avelino, Juvenal Moreira e Assunção Dias.
       Nessa página quatro há um pedido de desculpas aos leitores pela direção de "A LUZ", porque o mesmo não circulou no domingo passado, pois, o chefe de oficinas do jornal estava doente.
      A página termina com a informação sobre a viagem do Sr. Tiburtino Barreto a Barreiras pelo vapor "Siqueira Campos".

Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique" de Cassimiro Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário