sábado, 19 de maio de 2012

BAIXIO DE XIQUE XIQUE (BA)


(Continuação da matéria publicada no dia 14.05.12)

A população de Xique Xique (BA) não concorda com a denominação de Baixio de Irecê, dada ao Projeto de Irrigação que esta sendo implantado  no Município de Xique Xique, por ser um exemplo clássico de USURPAÇÃO. 
Ratificando esse desejo está circulando um abaixo assinado  pedindo às autoridades a troca do nome para BAIXIO DE XIQUE XIQUE.
Irecê é um Município que está muito afastado de Xique Xique e do Rio São Francisco, em torno de 120 km e não há nenhuma vinculação entre os dois Municípios. Os canais de irrigação passarão bem longe do município de Irecê.
O abaixo assinado é dirigido à Presidenta da República, ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal, Assembleia Legislativa da Bahia, Câmara de Vereadores de Xique Xique e Prefeitura Municipal de Xique Xique.

Abaixo-assinado Pedindo a Troca do Nome do Projeto Baixio de Irecê por Baixio de Xique-Xique

       A População de Xique-Xique (BA), REQUER a troca do nome do projeto de irrigação Baixio de Irecê para Baixio de Xique-Xique, por ser essa a vontade dos xiquexiquenses.
        O povo da cidade de  Xique-Xique (BA), não concorda com o nome dado ao referido projeto, já que grande maioria das terras envolvidas, pertence ao Município de Xique-Xique (BA). 
           Não houve qualquer processo de consulta à população quanto ao atual nome desse Projeto de Irrigação e não é justo que esse investimento realizado dentro do nosso Município tenha o nome de um  município que não é vizinho e nem tem água para irrigar. 
      Ante o exposto requerem os xiquexiquenses que  às autoridades competentes corrijam, esse grande equívoco, e façam justiça renomeado o Projeto para Baixio de Xique-Xique atendendo esse pleito da  população de Xique-Xique. 

              DADOS  DO  PROJETO

          O Baixio de Xique Xique  ocupará uma área total de 95.119 ha e uma área irrigável de 58.659 ha, dividida em lotes para pequenos produtores e com uma Reserva Ambiental de 192.466 ha. A área irrigável  é dividida em 9 etapas, com a seguinte distribuição prevista em projeto:
Etapa 1 com 4.723 ha (em implantação);
Etapa 2 com 5.288 ha (em implantação);
Etapa 3 com 4.834 ha (em projeto);
Etapa 4 com 4.480 ha (em projeto);
Etapa 5 com 6.137 ha (em projeto);
Etapa 6 com 6.315 ha (em projeto);
Etapa 7 com 6.542 ha (em projeto);
Etapa 8 com 7.640 ha (em projeto);
Etapa 9 com 12.700 ha (em projeto).


Canal de aproximação: trecho inicial comum aos módulos 1 e 2, com 160 m de extensão e vazão de 67,0 m3/s; trecho posterior para atender ao módulo 1 com 247 m de extensão e vazão de 11,2 m3/s.

Estação de Bombeamento Principal (EBP para atender módulo 1) projetada para 10,65 m3/s com 3 conjuntos motobombas de 3,55 m3/s cada. A Estação de Bombeamento para atender aos módulos 1 e 2 está em fase de estudos e planejamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário