segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Intendentes de Xique Xique (BA): CEL. GUSTAVO DE MAGALHÃES COSTA

                                         OS INTENDENTES MUNICIPAIS
Com a queda do Império, cai a Constituição Imperial e e uma nova Carta Magna é promulgada, com a chegada da República, no dia 24.02.1891.
A nova Constituição alterou, ampliou e diversificou os poderes nos municípios, extinguindo as câmaras municipais e consequentemente a figura do  vereador e, em seu lugar criou o Conselho Municipal e mantendo a magistratura e o ministério público.
Além do Conselho Municipal a 1ª Constituição da República, criou,  também a Intendência Municipal, cujo titular, até o ano de 1912, era eleito pelo povo. A partir de 1912 os Intendentes Municipais passaram  a ser indicados pelo Governador do Estado.
O Intendente Municipal era, portanto, o chefe do Poder Executivo Municipal e  o gestor de todos os negócios administrativos e burocráticos de interesse e responsabilidade do Município.
A partir de 1930 o Intendente Municipal passou a ser denominado de Prefeito Municipal, continuando contudo a ser nomeado pelo Governado do Estado.
Somente no ano de 1946, com a promulgação em 18.09.1946, de nova Constituição, esses Prefeitos Municipais passaram a ser eleitos pelo povo.
Semanalmente este bloco estará divulgado o perfil de todos os chefes do Poder Executivo de Xique-Xique, a começar pelo nosso 1º Intendente Municipal, Cel. Gustavo de Magalhães Costa.


Cel. Gustavo de Magalhães Costa
      PRIMEIRO INTENDENTE DE XIQUE-XIQUE (BA)

       CORONEL GUSTAVO DE MAGALHÃES COSTA
       Logo após o Dr. Manoel Vitorino Pereira ter assumido o Governo da Bahia (nov.1889 abr.1890), Estado que governou por apenas 5 meses, recebeu carta do Coronel Gustavo de Magalhães Costa contando-lhe a a precária situação política do Município de Xique-Xique (BA).
      Esperando resolver a grave questão política do nosso Município, o Governador da Bahia nomeou o referido, o Cel. Gustavo de Magalhães Costa como o nosso primeiro Intendente Municipal, cargo que exerceu por apenas cento e dezesseis dias, de 15 de dezembro de 1889 a 10 de abril de 1890.
     Como auxiliares do nosso primeiro Intendente foram, também, nomeados pelo Governador os primeiros cinco conselheiros municipais de Xique-Xique, que assumiram juntos com o Intendente e permaneceram nos cargos até o dia 28 de março de 1892. Foram eles: coronel Francisco Martins Santiago, coronel Antonio da Silva Paiva, coronel Romualdo da Cruz, coronel Joaquim de Figueiredo Rocha e coronel Arlindo Sancho da Franca.
     A nomeação do Intendente Cel. Gustavo Costa coincidiu com o auge das graves desavenças políticas na cidade, envolvendo os Conselheiros Municipais, a Guarda Nacional e muita gente do povo na sede, nos distritos e nos povoados, causando a destruição dos patrimônios particulares, públicos e religiosos, havendo, pois, muita coisa a ser feita, em todos os setores da vida dos xique-xiquenses.
     No entanto, pode-se afirmar,  que o governo do Cel. Gustavo de Magalhães Costa, como primeiro Intendente de Xique-Xique, teve um saldo favorável tendo em vista a pacificação da beligerância dos políticos locais e o ponta-pé inicial na recuperação do Paço Municipal, não obstante os poucos recursos financeiros com que pode contar e, o que é pior, o reduzido tempo em que passou a frente do Poder Executivo da cidade. Podemos, pois considerar o Cel. Gustavo Costa como um bom administrador municipal.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chque - História de Chique Chique", de Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário