O estado de abandono do prédio do Clube Sete de Setembro |
O Coronel Francisco Xavier Guimarães foi o Intendente de Xique-Xique (BA) no período de 18.04.1920 a 22.12.1922, auxiliado pelos Conselheiros Cel. José de Souza Nogueira, Cel. Agrário de Magalhães Avelino, Cel. Manoel Antunes Bastos, Cel Zoroastro Ferreira Lustosa e Cel. Genuíno Carvalho dos Santos.
No ano em que assumiu a Intendência o Cel. Francisco Xavier junto com os Conselheiros e muitas famílias influentes na cidade, resolveram criar uma instituição que congregasse social e culturalmente as
famílias, para atividades culturais e lazer para todas as idades com o objetivo de marcar o início das comemorações do centanário da Independência do Brasil que aconteceria no ano de 1922.
Assim nasceu
a Sociedade Filarmônica Sete de Setembro,
nome que foi proposto e aprovado inicialmente.
Posteriormente,
quase duas décadas depois, a instituição teve o nome mudado para Clube Cultural e Recreativo Sete de Setembro, nome mais genérico aprovado pela maioria dos associados para que a instituição
tivesse um caráter mais abrangente, podendo oferecer momentos de
confraternização, lazer, cultura e informação. Um clube de serviços e festas.
Alcancei o Clube Cultural e Recreativo Sete de Setembro, em pleno apogeu no primeiro lustro da década de 1960. Era ali que a sociedade xiquexiquense se reunia par celebrar as grandes datas, principalmente o 1º de janeiro, com grandes bailes.
Foi ali, também, enquanto dançavam, que muitos rapazes e moças começaram a namorar e hoje, casados e com grandes famílias, rememoram esses dias felizes da juventude.
Hoje isso não mais existe. Xique-Xique não dispões de um Clube para as reuniões sociais dos jovens.
Da "SETE", como era conhecido o Clube, resta apenas o prédio, situado na Rua Marechal Deodoro, em total estado de abandono (foto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário