terça-feira, 16 de abril de 2013

Jornais de Xique Xique (BA): "A ORDEM" - 17ª edição


A edição nº 17 do Periódico "A ORDEM", de 22 de novembro de 1931, em sua primeira pagina, traz os seguintes assuntos:
       a) Artigo de autoria do leitor Claudemiro Miranda intitulado "Deus Existe";
      b) Voltando ao tema Lampeão,  o coronel Franklin Lins de Albuquerque, chefe de Pilão Arcado (BA), coloca seus homens à disposição do governador Juracy Magalhãeso para acabar com famoso cangaceiro
     c)  O jovem Edmundo Serra escreve "Falar e Fôlego", encerrando a 1ª página.
A notícia mais importante da página dois é a informação de que  na estrada que vai de Santo Inácio a Barra existe um grupo de salteadores,
A página três  traz anúncios comerciais.
A página quatro inicia-se com uma pequena reportagem intitulada "FIAT-LUX", na qual o jornal  comenta as atividades do coronel Manoel Alcântara chefe político de Santo Inácio e um dos maiores e incansáveis trabalhadores em prol do progresso daquela localidade. Informa que o referido político  está indo a Salvador na intenção de adquirir um automóvel, um caminhão e um motor para gerar energia elétrica em Santo Inácio. Entre os planos do coronel Manoel Alcântara há ainda o de terminar a estrada de rodagem de Santo Inácio para Xique-Xique, colocar telefones em Santo Inácio e estender a linha telegráfica até lá. O jornal conclui fazendo a seguinte comparação:
"A riqueza que tem dado aquele abençoado solo é incalculável. Lençóis é uma cidade diamantina, porém a quantidade de pedras de um capangueiro compra durante um mês, em Santo Inácio, qualquer um compra num dia".
Vem em seguida a seção Viajantes contendo os seguintes registros: O Sr. Aurélio Miranda retorna de sua viagem ao Rio de Janeiro; o coronel Lithercílio Baptista da Rocha segue para Salvador pelo vapor Fernão Dias, tomando trem de ferro em Juazeiro; o pedrista Aziz Asmar, vindo de Santo Inácio, viaja para Salvador, em seu automóvel;  chegaram  de Santo Inácio e seguem para Salvador Nestor Fortes, Ludgero Souza e Adalberto Oliveira. Esteve em Xique-Xique Adelino Antunes Bastos, negociante na vila do Açuruá; já retornou àquela vila; chegou de Juazeiro o Dr. Elísio Gondin, delegado de Terras e Minas, seguindo para Santo Inácio; acha-se em Xique-Xique, vindo de Canabrava do Gonçalo Marinho Pereira de Carvalho, agente de "A ORDEM" naquela vila.
Uma poesia de autoria de Olga Ribeiro de Miranda, de Açuruá, datada de 15 de agosto de 1931, com o título "Triste Alvorecer", oferecido a Belanísia Lima.
Depois temos a seção Festas informando que a presença do monsenhor Costa em Tiririca de Luizinho, há pouco tempo durante sua desobriga naquela vila, foi motivo para muitas festas. E que a professora Amazília Negrão dirigiu uma peça teatral em Icatu, tendo como atrizes suas próprias alunas.
É publicado mais um capitulo  da autobiografia de Claudemiro Miranda, com o título "Coração Aberto".
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique" de Cassimiro M. Neto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário