quinta-feira, 11 de abril de 2013

Xiquexiquenses ilustres: DR. CLODOALDO AVELINO


Dr. Clodoaldo da Magalhães Avelino, nasceu em Xique-Xique BA, no dia 23 de janeiro de 1899, filho do Coronel Agrário de Magalhães e de D. Francisca de Magalhães Avelino.
Dr. Clodoaldo de Magalhães Avelino –ou, simplesmente, Dr.  ‘Dozinho’, como era chamado carinhosamente pelos familiares e pelos amigos –, após fazer o equivalente ao curso Primário, no ano de 1909, em Xique-Xique,  foi encaminhado pelos pais para a cidade do Salvador,  onde cursou  o  Ginásio e Colegial, tendo ingressado na  na Faculdade de Medicina da Bahia, onde se graduou como médico  no ano de 1924, como o primeiro médico xiquexiquenses.
Fundou em Xique-Xique o Centro Espírita Agostinianos, a Escola José Petitinga e o Hospital Ana Avelino – este extinto. Trabalhou como médico  em Xique-Xique, Barreiras BA, Januária MG e Belo Horizonte. Participou, em dezenas de localidades brasileiras, de grande número de congressos e conferências. Prestou voluntária e gratuitamente, às camadas mais humildes dos lugares aonde viveu e trabalhou, inúmeros serviços profissionais e de assistência social. Foi membro e sócio de inúmeras entidades ligadas a sua profissão, tendo recebido diversos títulos e honrarias.
A cidade de Xique-Xique prestou-lhe homenagem colocando seu nome numa rua do bairro  Polivalente,  Zona Leste da cidade, e colocando um busto do ilustre médico na Praça Allan Kardec,  na data do centenário de seu nascimento, ou seja, no dia 23 de janeiro de 1999.
Doutor Clodoaldo de Magalhães Avelino se casou por duas vezes. Em primeiras núpcias com Adelaide de Campos Avelino, ficando viúvo. Em segunda núpcias com Honorina Xavier Avelino. O Doutor Dozinho não teve filhos. Doutor Clodoaldo de Magalhães Avelino faleceu no dia 13 de setembro de 1985, aos 86 anos de idade, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde foi sepultado. Na oportunidade, o Prefeito Municipal de Xique-Xique Carlos de Souza Santos decretou luto oficial por três dias.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique" de Cassimiro Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário