domingo, 9 de março de 2014

RECORDANDO AS COPAS DO MUNDO: 1938: FRANÇA


          COPA DE 1938 
Bicampeonato da Itália na iminência da guerra
 
 
       A terceira Copa, com 18 jogos e 84 gols,  foi realizada na França no ano de 1938 e teve a Itália como bicampeã  mundial. O jogo final foi realizado entre a Itália e Hungria tendo a primeira vencido por 4 x 2.
     Foi a primeira Copa com eliminatórias, com 32 candidatos para 16 vagas, sendo que a  campeã Itália jogou com quatro argentinos naturalizados e também com o brasileiro, Filó (Anfilóquio Guarisi Marques), que foi o primeiro campeão do mundo nascido no Brasil.
     Pela primeira vez o Brasil chegou às semifinais e teve um craque: Leônidas da Silva, que além de artilheiro, ganhou apelido de "Homem Borracha" devido a sua elasticidade.
     Após a vitória italiana sobre o Brasil nas semifinais por 2 a 1, o jornal italiano Gazzetta dello Sport, influenciado pela ideologia fascista de Mussolini, deu a manchete: "Inteligência branca italiana vence força bruta dos negros".  
     Outros desfalques importantes foram a Argentina e o Uruguai. Da América do Sul, apenas o Brasil participou.
    Único representante sul-americano, o Brasil não fez feio na França. Pela primeira vez na história, a Seleção Brasileira conseguiu passar das fases iniciais do torneio.
     O mitológico Leônidas da Silva, do Flamengo, que entraria para a história como o inventor da bicicleta.  marcou sete gols na competição, garantiu a artilharia e encantou os europeus. Só não conseguiu dar o primeiro título ao Brasil.
     Leônidas fez três gols na vitória brasileira sobre a Polônia, por 6 x 5.
A partida entre brasileiros e tchecos foi praticamente uma batalha de guerra, com três expulsões, um braço quebrado  e uma perna fraturada. O empate em 1 x 1 levou a decisão para um jogo extra, 48 horas depois da primeira partida. No tira-teima, Leônidas marcou mais um gol e ajudou a Seleção Brasileira a vencer por 2 x 1. O Brasil chegava à primeira semifinal de sua história.
O técnico Ademar Pimenta resolveu não escalar Leônidas para enfrentar a Itália. Segundo o treinador, o artilheiro estaria contundido, mas a polêmica dura até hoje. Sem seu principal craque, o Brasil não conseguiu evitar a derrota por 2 x 1 frente à Itália.
 O Brasil voltou para casa com sua melhor campanha em Copas e, de quebra, o artilheiro do torneio.
    Na semifinal, os italianos superaram o Brasil, beneficiados pela ausência de Leônidas da Silva. Na outra semifinal, a Hungria derrotou a Suécia por 5 x 1, mas  não foi páreo para os italianos que ganharam o jogo por  4 x 2.
A Itália se tornava a primeira seleção a conquistar um bicampeonato consecutivo da Copa.
Fonte: FIFA. 
Jogadores Brasileiros de 1938                                                                     
Seleção Brasileira de 1938
 
 



 


 

 


 


 

 
 

 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário