domingo, 15 de maio de 2011

BRASÃO, BANDEIRA E HINO DE XIQUE-XIQUE (BA)



OS SÍMBOLOS DE XIQUE-XIQUE

Quando Prefeito Municipal, no período de 1983 a 1989, o Sr. CARLOS SOUZA SANTOS, teve a feliz idéia de criar os símbolos representativos da nossa cidade para isso contratou o Professor Antônio Ramos da Silva para compor o nosso Brasão e a nossa Bandeira.

Esses símbolos são desconhecidos da grande população xiquexiquense vez que, em solenidades promovidas pelos Poderes Municipais, não são regularmente exibidos à população bem como não se costuma cantar o hino da cidade.

É mais fácil os xiquexiquenses conhecerem as cores e cantaram os hinos do flamengo, do vasco, do corintians e outros times de futebol do Sudeste, pois esses são bastantes divulgados.

Vamos então conhecer, pela explicação do Professor Antônio Ramos da Silva, autor dos nossos símbolos municipais, o significado das figuras e das cores que compõem o Brasão e a Bandeira.


"INSÍGNIA: Coroa Mural prateada com quatro torres, representativa de domínio e Município.
FIGURAS: - O Sol (figura astronômica), em posição de nascer ou se pôr, simboliza o cidadão xiquexiquense que, do nascer ao morrer, deve irradiar a luz e a energia do seu valor pessoal, visando o seu bem e o bem da comunidade.
O PX (figura artificial), símbolo grego que significa Jesus Cristo, simboliza uma homenagem especial ao mesmo Jesus Cristo (o sol Divino) que, sob a invocação do Senhor do Bonfim, é o Padroeiro do Município.

Na curva da letra "P" e na foma de setas encontrada em sua haste, o símbolo sugere, também uma homenagem às tribos indígenas que habitavam a região.

O "X" do símbolo com o "X" formado pelos dois peixes , representam as iniciais do topônimo “Xique-Xique”.
Os Peixes (figuras naturais) em posição de emergência do Rio São Francisco, simbolizam a pesca, uma das principais atividades do município e de expressiva significação sócio-econômica e alimentar da região.

CORES: As cores verde, amarelo, azul e branco, acrescentadas do vermelho, sugerem uma homenagem especial ao Brasil e à Bahia.
Em termos municipais simbolizam:
O Verde – Todas as atividades nos campos, e o xique-xique, cacto do qual veio o topônimo do Município.

O Amarelo – O ouro e demais minérios do solo xiquexiquense e a luz da fé e da intelectualidade do seu povo.
O Azul – O Rio São Francisco com toda a sua expressiva importância na História e desenvolvimento do Município.
O Branco – A pureza de costumes que gera e garante a paz, e as virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade), também indispensáveis no uso dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
O Vermelho – o amor e o sacrifício do povo xiquexiquense pelo progresso e bem estar do seu município.

LISTEL: No Listel, em ouro sobre azul, o topônimo do Município e a data de sua Emancipação Política e Administrativa."

É necessário, pois, que esses símbolos sejam, constantemente divulgados por nossas autoridades e, uma oportunidade impar para que se inicie essa prática é durante a festa da cidade que acontecerá no próximo mês. No decorrer da semana de festas, os carros de sons, os trios elétricos e demais equipamentos de som deveriam, sob cláusula contratual, divulgar o HINO AO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE, da autoria do poeta e compositor Antônio Ramos Feirense, também produzido na administração do Prefeito Carlos Santos (1983/1989). Por sua vez, os patrocinadores da festa deveriam decorar a cidade com as cores do nosso Brasão. É o mínimo que pudemos fazer pela nossa querida terra, cujos símbolos devem ser conhecidos e amados para que os filhos se orgulhem de Xique-Xique.

A seguir, a letra do HINO DE XIQUE-XIQUE para que os xiquexiquenses possam cantar quando os caminhões e carros de som passarem tocando a nossa música que, como verão, é muito bonita tanto de letra como de melodia:




HINO AO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE (BA)


Letra e Música de Ramos Feirense

De uma ilha a mirar o teu ouro
Que das serras douravam horizontes
Tua História, qual outro tesouro,
Resplandece entre vales e montes,
A bravura do índio aguerrido,
E do branco a audácia sem par,
Com a ternura do negro sofrido
São as bases do teu triunfar.



Coro
Pelos campos, garimpos e rios,
Nos distritos e nos povoados,
Os teus filhos cultivam teus brios
Por seus feitos, no amor, sublimados.
Glória a ti entre cactos e flores
Sempre amando e servindo ao Brasil!
Glória a ti que a Deus canta louvores!
Glória a ti Xique-Xique gentil!

Em poética expressão só de amor
A beijar o teu Rio São Francisco,
Por ti o sol, ao nascer ao se pôr,
Agradece-lhe o peixe, o marisco...
No Evangelho de Cristo inspirado,
Só bondade teu povo pratique
Prá que tenhas viver pontilhado
De mil glórias, feliz Xique-Xique!

Nenhum comentário:

Postar um comentário