quarta-feira, 5 de março de 2014

Aconteceu em Xique-Xique (BA), no século XX: ILUMINAÇÃO A VAPOR

                                     

 XIQUE-XIQUE (BA) GANHA ILUMINAÇÃO A VAPOR
 
 03 de maio de 1936

 Até o dia 03 de maio de 1936 as ruas de Xique-Xique (BA) eram iluminadas por candeeiros a querosene ou por luminárias com óleo de mamona,  afixadas em postes, na maioria das ruas e praças.
Todas as tardezinhas os funcionários do Paço Municipal saíam abastecendo as luminárias e acendendo-as, retornando por volta das 22:00h para apagá-las.
O Coronel Francisco Xavier Guimarães sempre se indignou com esse atraso e quando, em 1934, recebeu o cargo de Prefeito Municipal de Xique-Xique das mãos do também coronel  José de Souza Nogueira, teve em mente implantar um sistema mais moderno de iluminação na cidade.
     Numa de suas viagens para Salvador, já como Prefeito Municipal, ao passar por Juazeiro (BA), pois ia de vapor,  pesquisou junto à Prefeitura Municipal daquela cidade, que já usava a iluminação a vapor, o que faria para adquirir uma caldeira à lenha e demais apetrechos para dotar a sua cidade  de eletricidade a vapor.
     Retornando a Xique-Xique e já com todos os dados, reuniu os seus auxiliares diretos, e, em conjunto tomou a decisão histórica  de importar da Inglaterra uma caldeira.
    Demorou mais de cinco meses até que recebeu um telegrama, avisando-lhe que a caldeira já havia chegado ao porto de Salvador, devendo em alguns dias ser encaminhada pela Estrada Ferroviária Leste- brasileiro, para a cidade de Juazeiro, onde algum vapor traria até o porto de Xique-Xique.
      Em março de 1936, aportou em Xique-Xique o vapor Benjamim Guimarães trazendo a  importante mercadoria bem como um técnico e um auxiliar, para a instalação do equipamento.
     No dia 03 de maio de 1936, a caldeira estava definitivamente montada,  testada e colocada em funcionamento.
      Foi um dia de muita festa  pois Xique-Xique ganhava um moderno equipamento para iluminação de suas residências, das ruas, praças e avenidas.
      Desta forma a cidade aposentou os candeeiros domésticos e as luminárias públicas, passando a desfrutar da moderna energia a vapor gerada por uma caldeira a lenha.
      O evento foi comemorado de modo muito festivo, com discursos de pessoas importantes, como o do Promotor de Justiça da Comarca, Dr. Osvaldo Requião, que se empolgou com a grande conquista e o grande avanço da cidade, rompendo a barreira da tecnologia moderna e dando um grande passo no rumo de um mundo mais adiantado e mais civilizado.  
    O importante acontecimento foi motivo de manchetes na 1ª edição do jornal local "O Progresso", de 09.08.1936, que abriu e estampava pelo menos três manchetes para seus leitores: "Passo para a Frente", "Francisco Xavier Guimarães, personificação da grandeza, do decoro e dos ideais reivindicadores de Xique-Xique" e “Fiat Lux”.
      A caldeira importada da Inglaterra e Prefeito Francisco Xavier Guimarães e que, por muitos anos forneceu luz  elétrica para Xique-Xique, está hoje, bem conservada e ornamentando a Praça 6 de Julho, no Centro Histórico da cidade. 
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto
 
396

Nenhum comentário:

Postar um comentário