domingo, 28 de novembro de 2010

Evangelho Dominical: 1º DOMINGO DO ADVENTO

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

Hoje acendemos a vela vermelha da Coroa do Advento.

A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã européia. No inverno, se acendiam algumas velas que representavam o “fogo do deus sol” com a esperança de que a sua luz e o seu calor voltassem. Os primeiros missionários cristão aproveitaram essa tradição para evangelizar as pessoas. Partiam de seus próprios costumes para anunciar-lhes a fé. Assim, a coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos.
A cada domingo, durante as missas, acenderemos uma vela da coroa do Advento, até completar quatro, e então na noite de Natal, surgirá a luz maior que simboliza o próprio Jesus, filho de Deus entre os homens.
EVANGELHO DO DIA (Mateus 24, 37-44) - Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: “A vinda do Filho do homem será como no tempo de Noé. Pois, nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do homem. Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá”. – Palavra da salvação.

"COMENTÁRIO DO PADRE PAULO BAZAGLIA, ssp
Mais uma vez entramos no tempo do Advento e somos convidados a nos preparar para o Natal de nosso Senhor. As portas do Advento este ano se abrem com um texto de Mateus, o evangelho da justiça do reino.
Como nos tempos de Noé, em que ninguém se dava conta da falta de justiça, também nós somos alertados. Já não por causa de um dilúvio, mas porque o próprio Jesus vem, e com ele se inicia nova história. Ele vem quando menos esperamos, e ainda há muito que fazer para que a justiça de Deus seja realidade em nosso mundo. Daí o convite à vigilância, a estar preparados.
A vinda de Jesus, há 2 mil anos, continua acontecendo a cada instante, em cada gesto de justiça, em cada ação de vida que põe às claras as injustiças deste mundo. E em cer¬to momento esta vinda acontecerá para nós de modo definitivo, não quando quisermos nós, mas quando o próprio Senhor decidir.
É como se escrevêssemos a história de nossa vida num livro. Em certo momento Deus tomará a caneta de nossa mão e escreverá “fim”. O convite do evangelho, portanto, é para que escrevamos uma história bela a cada página, porque não seremos nós a terminá-la – uma vez que este fim será apenas uma etapa, o início da vida eterna com a qual Deus nos presenteará.
Estar preparados para a vinda do Senhor é reconhecer sua presença em nosso meio. É tomar conta da sua casa, casa que é o mundo e que é o reino, casa que se constrói com a justiça evangélica, com relações fraternas que resgatam a dignidade dos mais necessitados. Em outras palavras, estar preparados é viver em atitude de vigilância, atentos a tudo o que não é conforme aos valores do reino. E, sobretudo, agir para que esses valores se tornem realidade já aqui.
Que este tempo de preparação para o Natal seja, para nós e para nossas comunidades, momento privilegiado para arrumarmos a casa da nossa vida. Porque a visita que Deus nos faz não é uma visita qualquer. Ele vem para nos dar uma nova vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário