sábado, 25 de dezembro de 2010

Fato Histórico em Xique-Xique (BA) - Mercado Municipal



Mercado Municipal São Francisco

Quando no dia 31 de janeiro de 1948, o Sr. Aurélio Miranda assumiu o cargo de Prefeito Municipal de Xique-Xique, pequenina cidade do interior baiano, encontrou a cidade com pouco menos de 4.000 habitantes, com as poucas ruas ainda sem calçamentos, com precária energia elétrica gerada por uma caldeira a vapor e que funcionava apenas das 18 às 22 horas, sem água encanada no que pese estar situada na margem do Rio São Francisco, sem ligação rodoviária com Salvador, capital do Estado e, na área da educação, a cidade contava apenas com as Escolas Reunidas Cesar Zama, ministrando apenas o Curso Primário. Era uma cidade pequena, muito pobre e com limitado Erário. Mesmo assim o recém prefeito eleito e empossado, vinha com uma plataforma de campanha que tinha como obra principal a construção de um mercado público para que os pequenos agropecuaristas pudessem vender seus produtos diretamente aos consumidores livrando-se da perniciosa interferência dos atravessadores.
Já tendo tudo planejado, até o nome da grande obra que seria denominada de Mercado Municipal São Francisco, o Prefeito discutiu o projeto com seus auxiliares diretos e juntos meteram mãos à obra. O Prefeito, diariamente visitava o canteiro a acompanhava diuturnamente o andamento dos trabalhos. Foram muitos meses de luta, economizando centavo a centavo o dinheiro público, até que no segundo semestre do ano de 1950, o grande mercado estava construído, no ponto de ser marcada a grande festa de inauguração.
Decidiu que, com solenidade modesta limitada pelo pouco dinheiro da Prefeitura, o Mercado seria inaugurado no dia 25 de dezembro de 1950, cuja programação consistia apenas numa missa campal celebrada pelo Pe. Honório de Queiroz Rocha e, após o corte da fita, um discurso do vereador Custódio Moraes.
Este mês o velho Mercado está completando 60 anos. Para aquele ano de 1950, representou uma grande obra municipal, realizada em face da tenacidade de um prefeito que teve uma visão do crescimento futura da cidade.
Ainda hoje, passado esses 6 decênios, o Mercado continua prestando um grande serviço aos pequenos produtores rurais e à população da cidade, já estando totalmente envolvido pelo grande comércio que se desenvolveu à sua volta.
Mas, infelizmente, os sucessores de Aurélio Miranda, não dedicaram à grande obra de 1950, o carinho e o cuidado que tanto merece. Atualmente o grande Mercado está apresentando um desolador estado de decadência não se assemelhando em nada ao pujante aspécto que tinha ha 60 anos quando foi inaugurado.
Daqui, fazemos o nosso apelo às autoridades municipais para que olhem para a grande obra que ainda possui plena estrutura para se transformar num grande centro comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário