segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Foto do Rio São Francisco: AS AGUADEIRAS

Durante muitos anos, a população das cidades ribeirinhas do Rio São Francisco não dispunha de água encanada e tratada em suas residências.
A água do Velho Chico, preciosa no sertão semi-árido era levada na cabeça das mulheres em potes, em latas ou então nas mãos, em cabaças.
Lembro-me que na década de 1950, sentado sobre o cais, ficava a observar a "rampa do capim" que mais tarde ficou conhecida como "rampa do mercado", apinhada de mulheres, com rodilhas de pano na cabeça e na beira do rio, enchendo de água as suas "latas de querosene", que seriam transportadas para todas as residências da cidade, incrivelmente equilíbradas sobre a cabeça. Andavam ruas e ruas conversando entre si como se não estivessem sob um peso de 20 kg de água.
Muitas mulheres tinham essa atividade como a sua profissão com a qual ganhavam o sustento vendendo latas d'água de porta em porta.
Outras, no entanto, eram "crias" das residências mais abastadas, filhas de trabalhadores rurais que eram trazidas das fazendas para trabalharem nas casas dos patrões, como domésticas, a troco de um prato de comida ou de uma muda de roupa já usada pelas filhas da patroa.

Um comentário:

  1. Eu gostaria de um dia ter a oportunidade de conhecer o tão falado rio São Francisco. É lamentável que eu tenha nascido em um recanto do nordeste, onde nada se ver de belo. Não tenho dúvida, que se eu o visse naturalmente, o rio não teria quase nada do que a televisão apresenta. Parabéns ao Deus que o fez, e ao assombroso rio que até hoje é conhecido como um dos mais belos oceanos de água doce.
    José Mendes Pereira - Mossoró-RN

    ResponderExcluir