quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aniversário de Xique-Xique (BA) - DIA DA CIDADE


ANIVERSÁRIO DA CIDADE


Aproxima-se a grande festa anual xiquexiquense por todos aguardada. É o 13 de junho, data em que se comemora o "Dia da Cidade", o seu aniversário e cuja festa se estende por uma semana. A Prefeitura de Xique-Xique já está finalizando as contratações, em Salvador, das bandas e trios eletricos para animação da festa, bem como acertando os detalhes com outras empresas encarregadas de montar a estrutura adequada ao evento, representa por palcos, sistema de som, boa iluminação, barracas padronizadas, sanitários químicos, aposentos para os artistas e o mais importante montando um sistema de segurança policial para grantir uma comemoração em completa paz e muita alegria. Tradicionalmente, durante essa semana a cidade fica agitada por vários trios elétricos, barracas e pequenos restaurantes espalhados pela Av. J.J. Seabra e a população dobra com a chegada de conterrâneos e visitantes vindos de Salvador e demais municípios vizinhos.


Na condição de xiquexiquense, mesmo residindo fora por imposições profissionais, gostaria de aproveitar a oportunidade para apresentar algumas sugestões que poderiam ser implementadas durante essa semana de festas.


Naturalmente que as bandas e os trios elétricos de Salvador bem como as barracas de bebidas e comidas espalhadas pela cidade são importantes para a animação do evento.

Mas, paralelamente, poder-se-ia aproveitar a oportunidade e institucionalizar o que se poderia chamar de "SEMANA DE XIQUE-XIQUE" e, ao lado da folia propriamente dita, programar outras atividades de interesse cultural e desenvolvimentista com a apresentação de palestras, peças teatrais com temas locais e exibições folclóricas dando a esse evento, tão importante para a nossa terra, uma outra feição que não, simplesmente, aquela de um carnaval fora de época onde as pessoas se preocupam apenas em dançar, beber e comer.

Temos no prédio do GEMIX espaço ideal para essas apresentações e seria uma oportunidade para a sociedade local discutir os assuntos de interesse coletivos e divulgação da cultura ribeirinha, rica em mitos. Seria um momento em que as lideranças empresariais e a elite local poderia convidar pessoas ilustres da cidade ou de fora, para proferir palestras relativas aos candentes temas que pululam diariamento nos meios de comunicação. Seria, também, um momento para a comunidade e as autoridades municipais se refletirem e dicutir as necessidades de Xique-Xique e os meios para obtê-las, visando um desenvolvimento cultural e econômico da cidade.

Essa programação cultural extra-folia, poderia ser enriquecida, ainda, com algumas diversões e gincanas tais como: concurso de pesca no Lago Ipueira, com prêmio em dinheiro para quem pegasse o maior peixe ou a maior quantidade em peso durante um determinado tempo; travessia do Lago Ipueira em paquetes a remos, com prêmio em dinheiro para quem fizesse o percurso em menos tempo; Concurso de natação, também com prêmios em dinheiro; corrida de jegues, hoje amplamente realizada em vários municípios da Bahia, também com prêmios em dinheiro para o vencedor e outras distrações criadas ou idealizadas pela coordenação da festa e pelo nosso inteligente povo. Os prêmios, em dinheiro ou mercadorias, podem ser facilmente obtidos junto aos comerciantes locais.

A introdução dessas atividades paralelas durante a semana de festa com certeza dará um plus ao evento e atrairá uma grande multidão de turista além de divulgar de forma diferente a nossa cidade.

A posição geográfica de Xique-Xique, à margem do Lago Ipueira, formado pelo Rio São Francisco, a torna uma cidade privilegiada e diferente das demais congêneres. Não podemos nos dar ao luxo de deixar de transformar esse nosso tão bonito Lago, num instrumento de dinamização econômica da cidade e numa atração turistica. Poucas cidades do mundo dispõem de um recurso natural tão importante quanto o nosso Lago Ipueira.

AINDA DÁ TEMPO DE MUDARMOS, RADICALMENTE, A FORMA DE COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DA NOSSA CIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário