domingo, 17 de abril de 2011

A ÚLTIMA SEMANA DE JESUS CRISTO ENTRE NÓS


Segundo os Teólogos MARCUS J. BORG e JOHN DOMINIC CROSSAN, no livro por eles escrito "A ÚLTIMA SEMANA", o Evangelho de São Marcos é o único que relata a última semana de Jesus, dia a dia, detalhando acontecimentos com à hora em que aconteceram, pela manhã ou à tarde. Apenas o Evangelista Marcos teve o cuidado de contar a história de modo que os cristãos pudessem acompanhar os acontecimentos dia após dia e, eventualmente, hora a hora. É como se ele quisesse construir uma base deliberada para uma futura liturgia da Semana Santa que começa no Domingo de Ramos e Termina no Domingo de Páscoa, sem deixar escapar qualquer acontecimento durante esse período.

Vejamos pois, no decorrer desta semana, a história contada pelo Evangelista Marcos relendo o seu evangelho desde o domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa.


I) Dia 17.04.2011 - DOMINGO DE RAMOS - MARCOS, 11:1-11

O Domingo de Ramos recebe este nome porque neste domingo é relembrada da entrada solene e triunfal de Jesus em Jerusalém, como relatado no evangelho de Marcos. Uma multidão proclama a realeza messiânica de Cristo.


"Quando se aproximavam de Jerusalém, em Betfagé e Betânia, perto do Monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos e disse: "Ide à aldeia que está defronte de vós, e assim que entrarem, encontrarão um jumentinho o qual ninguém jamais montou; desamarrem-no e tragam-no. Se alguém vos perguntar por que estão fazendo isso, dizei apenas que o Senhor precisa dele e logo irá mandá-lo de volta”. Eles foram e encontraram um jumentinho amarrado perto de uma porta na rua. Enquanto o desamarravam, alguns do que ali estavam perguntaram: "O que estão fazendo, desamarrando o jumentinho?"Eles responderam o que Jesus havia mandado; e os homens deixaram que o levassem. Então levaram o jumentinho a Jesus, e lançaram sobre ele as suas vestes; e Jesus sentou sobre o animal. Muitas pessoas espalharam suas roupas na estrada, outras espalharam ramos cortados nos campos. Nesse momento aqueles que iam adiante e os que iam atrás gritaram: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino do nosso pai Davi. Hosana nas alturas!” Então ele entrou em Jerusalém e foi ao templo; e quando havia olhado tudo ao redor, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze."


Textos: "A Última Semana" , de Marcus J. Borg e John Dominic Crussan;

Bíblia Sagrada - Evangelho de São Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário