domingo, 24 de abril de 2011

A ULTIMA SEMANA DE JESUS ENTRE NÓS




Segundo os Teólogos MARCUS J. BORG e JOHN DOMINIC CROSSAN, no livro por eles escrito "A ÚLTIMA SEMANA", o Evangelho de São Marcos é o único que relata a última semana de Jesus, dia a dia, detalhando acontecimentos com à hora em que aconteceram, pela manhã ou à tarde. Apenas o Evangelista Marcos teve o cuidado de contar a história de modo que os cristãos pudessem acompanhar os acontecimentos dia após dia e, eventualmente, hora a hora. É como se ele quisesse construir uma base deliberada para uma futura liturgia da Semana Santa que começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, sem deixar escapar qualquer acontecimento durante esse período.

No entanto, Marcos silencia totalmente e nada comenta sobre o dia de sábado. Ele apenas observa que Jesus foi crucificado e enterrado "no dia da preparação, isto é, a véspera do sábado" (15:42).

Então Marcos retoma a história no Domingo de Páscoa, com a descoberta do túmulo vazio, assim contado:


I) Dia 24.04.2011 - DOMINGO DE PÁSCOA- MARCOS, 16: 1-8


Quando o sábado terminou, Maria Madalena e Maria mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungí-lo. De manhã cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, foram ao sepulcro. Iam dizendo uma à outra: "Quem rolará a pedra para nós entrarmos no sepulcro?" Quando olharam, viram que a pedra, que era muito grande, já fora rolada. Ao entrarem no supulcro, viram um rapaz vestido de branco, sentado ao lado direito; e ficaram alarmadas. Mas ele lhes disse: "Não se assustem; voces procuram Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou; não está aqui. Olhem, este é o lugar onde o depositaram. Mas, vão, digam aos seus discipulos e a Pedro que ele vai adiante de voces para a Galileia; lá vocês o verão, como ele disse". Então elas saíram correndo porque estavam tomadas de terror e de espanto; e não disseram nada a ninguem, porque estavam com medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário