segunda-feira, 27 de junho de 2011

FESTA DA ARGOLINHA EM XIQUE-XIQUE (BA)

FESTA DA ARGOLINHA
Como uma das partes da programação do festivo mês de junho, acontece em Xique-Xique (BA)., o interessante jogo conhecido como Festa da Argolinha idealizado pelo xiquexiquense de coração Professor Reinaldo Antunes, conhecido como “Reinaldo Povão”, cujos cavaleiros exibem, em 4 modalidades de provas as suas performances sobre o lombo de um cavalo.
Realizada esporadicamente desde 1986, a Festa da Argolinha passou, desde 2007, a fazer parte da programação das festas juninas, sempre apresentada no dia de São João.
O patrono Reinaldo Povão, ante a sua grande penetração na sociedade de Xique-Xique, consegue patrocínios dos empresários locais e da Prefeitura Municipal com os quais adquire prêmios para os vencedores e providencia camisas, carros de som e o que for necessário para a realização da festa.
Este ano, a Festa da Argolinha fez uma homenagem póstuma ao jovem “Marcos Vieirinha”, assíduo participante das festas realizadas em anos anterior e que teve a sua vida precocemente encerrada por um infarto fulminante.
Basicamente os participantes da Festa de Argolinha se submetem a 4 tipos de provas nas seguintes modalidades: “prova do salto”, “prova do chicote”, “prova da argolinha” e “prova do lenço”.
Este ano a Festa foi realizada no bairro das Pedrinhas e 84 cavaleiros se exibiram para uma platéia de mais de 2000 pessoas, tendo 10 cavaleiros recebido brindes troféus e medalhas. Os 3 primeiros colocados foram:
1º : Adailton de Várzea Grande – Prêmio: TV 14 polegadas;
2º : Bodega de Várzea Grande – Prêmio: aparelho de DVD;
3º : Marcos de Várzea Grande – Prêmio: câmera fotográfica.
Deve ser registrado que apenas um cavaleiro xiquexiquense ficou entre os 10 primeiros, sendo os outros 9 colocados oriundos do distrito de Várzea Grande pertencente ao município vizinho de Itaguaçu da Bahia, tido como celeiros de grandes cavaleiros por ser uma região tradicionalmente criadora de bovinos.
Abaixo alguns flagrantes do evento.
OBS: Informações gentilmente cedidas por Jorge Meira e fotos de Édson Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário