quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

MERCADO DO PEIXE: IBAMA CHEGA A XIQUE XIQUE (ba)


BANCAS VAZIAS

Em todas as regiões pesqueiras, sejam fluviais ou marítimas, é comum se determinar um período em que a atividade de pesca é suspensa. Esse espaço de tempo em que os pescadores ficam inativos é denominado de DEFESO e ocorre, geralmente, na época da desova dos peixes visando a proteção do pescado.
Nas regiões mais desenvolvidas o DEFESO e religiosamente respeitado, pois isso implica, também, na permanência da atividade pesqueira e na sobrevivência dos pescadores.

Mas, parece que os nosso pescadores xiquexiquenses ainda não se conscientizaram da importância do DEFESO e mesmo nessa época continuam pescando, não obstante o salário que o Governo Federal fornece para que fiquem inativos nessa época.

Na manhã de terça-feira, dia 7 do corrente, os nossos pescadores desobedientes foram surpreendidos por fiscais do IBAMA, que ao flagrarem o ilícito confiscaram não só todo o pescado que estava exposto nas sujas mesas mas também o peixe estocado em geladeiras e congeladores dos comerciantes.
A tradiconal e responsável Colônia dos Pescadores deve aproveitar o evento para daí tirar lições no sentido de conscientizar os seus associados pescadores sobre a importância do período do DEFESO, não só para os indefesos peixes mas também e principalmente para continuidade e sucesso da atividade pesqueira.

EM TEMPO: Já que a atividade pesqueira está paralisada os nossos Poderes Municipais poderiam aproveitar o momento para uma reforma no nosso Mercado do Peixe, nem que fosse pelo menos para ceramicar o piso e azulejar as mesas. Fica a sujestão.
Fonte e foto: Blogdozeca100

Nenhum comentário:

Postar um comentário