sábado, 5 de maio de 2012

Crônica Xiquexiqueana: MÊS DE MAIO CHEGOU


“MÊS DE MAIO CHEGOU”

                              Juarez Morais Chaves

 O Padre Airton Freire, profeta pernambucano que dá assistência material e espiritual aos catadores de lixo da periferia da cidade de Arcoverde (PE), ao homenagear Nossa Senhora, com essa frase inicia uma das suas mais bonitas composições musicais:
 "Mês de maio chegou,
Início e fim de estação.
 Bandeira branca no mastro Ao alto.
 Preces nos lábios e terços na mão.
 A gente humilde se reunia,
 Mãe de mil nomes, Virgem Maria.
 Trinta e uma noites de invocações.”

Isso apenas vem demonstrar a universalidade da devoção à Mãe do Salvador, principalmente no decorrer do mês de maio ou como é chamado o mês de Maria.
Naturalmente, Xique-Xique (BA) não poderia se furtar a essa tradição mantendo-se omisso no mês mariano. Assim, ao lado das "Filhas de Maria", a xiquexiquense D. Adalgisa Barnabé da Silva, enquanto viveu, foi membro efetiva e atuante dessa comunidade,  foi a responsável pela organização das homenagens prestadas a Nossa Senhora durante o mês de maio que sempre foi muito venerada pelo nosso povo.
Essa homenagem, genericamente denominada de “Novenas do mês de maio”, representava o tributo que, diariamente, o povo de Xique-Xique (BA) prestava à Virgem Maria durante todo o mês, culminando, no dia 31 com uma missa especial e a solene coroação de Nossa Senhora. Eram 30 novenas presididas pelo Pároco com a participação maciça do povo xiquexiquense, principalmente as mulheres que formavam os movimentos das “Filhas de Maria” e a “Legião de Maria”. Para ter uma maior participação dos fieis, cada noite era patrocinada por uma comunidade que se encarregava de enfeitar a Igreja para o evento e se responsabilizar pela leitura de algum trecho sagrado bem como a “tirada” do terço. Mesmo tendo 30 novenas no mês, face ao entusiasmo do povo em homenagear Nossa Senhora, não faltavam grupos de pessoas desejosas de se responsabilizar por uma das noites e por isso, D. Adalgisa, a coordenadora, tinha que agir com muito cuidado na distribuição das novenas para que um determinado grupo de leigos não viesse a se sentir preterido. Havia noites em que o patrocínio era dividido entre mais de uma comunidade.
 Essas novenas eram muito importantes para a cidade pelo caráter de grande espiritualidade com que se revestiam trazendo assim uma paz e uma tranqüilidade para todos os que participavam. Era bonito de se ver a devoção, o carinho e o amor com que as pessoas freqüentadoras das novenas de maio homenageavam Nossa Senhora. A cada novena diária, o fervor era aumentado, com os devotos e devotas fazendo as orações à Mãe de Deus, pedindo-lhes a proteção que cada um precisava e preparando-se para o dia 31 de maio, o dia mais importante, o dia da coroação da Virgem Maria como a Rainha da Igreja.
 Nesse dia a decoração do altar a cada ano era mais bonita e a cerimônia da coroação deixava a todos encantados pela beleza. Era lindo o altar repleto de crianças vestidas de anjos, nas cores azul, branca e rosa, todas com as asinhas prontas a voar para o céu. Era um privilégio a escolha da criança que iria ter a honra de colocar a corôa na cabeça de Nossa Senhora. Essas crianças, hoje já senhoras mães de família, ainda guardam na lembrança essa feliz oportunidade.
 A Coroação de Nossa Senhora é uma solenidade que objetiva saudar, louvar e honrar a Virgem Maria, reconhecendo a Sua Maternidade Divina e sua Maternidade Espiritual da humanidade. Ela é Mãe da Igreja e, portanto, é nossa MÃE, constituída por Jesus Cristo, no derradeiro momento de sua vida. Por isso, a solenidade de coroação devia se revestir da maior pompa, respeito e profundo fervor espiritual, visando deixar evidente a devoção sincera da Comunidade Eclesial e a grandeza do amor de seus membros, que seria traduzido pela intensidade do carinho e do maior interesse que demonstrassem durante a cerimônia. Da mesma maneira, Maria é Rainha por exercer um papel de liderança em relação ao Povo de Deus, e, graças ao seu prestígio, seu exemplo como primeira cristã e modelo da Igreja, representa um ponto de referência necessário para os fiéis. Nela podemos encontrar o segredo para nossa identidade como filhos de Deus e o modelo de como dar a Cristo uma posição maior em nossas vidas.
 Estamos na primeira semana do mês de maio e, com toda a certeza, a comunidade das “Filhas de Maria”, da “Legião de Maria” e todo o povo de Xique-Xique (BA) já estão participando das novenas de maio e, ansiosamente aguardam o final do mês para a homenagear Nossa Senhora com a tradicional coroação como RAINHA DO CÉU E DA TERRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário