terça-feira, 19 de março de 2013

Jornais de Xique Xique BA: " A ORDEM"

O nº 13 do periódico "A ORDEM", de  18 de outubro de 1931,  traz, a título de  editorial, faz gestões no sentido de motivar a  Prefeitura Municipal, a título de patrocínio, colocar no jornal matérias de cunho municipal e de interesse público;  na coluna "Despedidas" comenta a  viagem do comerciante Sr. Rosentino Santos, sobrinho e sócio do Sr. Francolino José dos Santos que seguiu para Pirapora MG,  pelo vapor "Costa Pereira", com destino final para o Rio de Janeiro;  outra matéria, sob o título "No corcovado",  trata da  inauguração da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro; publica, também,  uma carta , datada de 09.10.1931,  assinada pelo Sr. Filadelfo G. de Miranda, enviada de Poços do Açuruá, na qual o signatário condena quem usou seu nome para atacar a pessoa do Sr. Coriolano Miranda, coletor federal de Xique-Xique.
Finalmente o periódico encerra a primeira  página com o seguinte Aviso:
   "Avisamos ao público em geral, que segunda-feira, iremos mudar a redação e oficinas para a Praça Cons. Luiz Viana, motivo pelo que, embora contra nossa vontade, não teremos jornal na próxima semana".
     A página dois traz vários  artigos assinados apenas pelas iniciais dos autores:  "Meditando" de OCA; "Meia Noite em Chique Chique", de  J. Torres; "Filosofando" de  SM e  "Imitações", de D. Graça.
   A terceira  página é dedicada exclusivamente aos anúncios comerciais.
     A página quatro começa publicando o Decreto n° 7.637, de 22 de setembro de 1931, do Interventor da Bahia tenente Juracy Magalhães, estabelecendo cobrança de uma taxa de 5% dos funcionários públicos municipais. 
Com o título "Salve 14 de outubro", o jornal cumprimenta o Sr. Edmundo Serra pela passagem de seu aniversário nesta data e transcreve o discurso pronunciado, durante a festa realizada, pelo médico Dr. Oscar Coelho de Aquino.
A coluna "Viajantes" informa a chegada de viagem do tenente Manoel Nunes Damásio, do farmacêutico João Rodrigues Soares, e  do Sr. Lindolfo Pucini. Viajou no vapor "Wenceslau Braz", com destino a Pirapora MG e de lá ao Rio de Janeiro, o comerciante Sr. Aurélio Miranda.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique"  de Cassimiro Machado Neto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário