quinta-feira, 4 de julho de 2013

Aconteceu em Xique-Xique (BA), no século XXI: CONSELHO TUTELAR

Instalado o Conselho Tutelar
– 13 de novembro de 2003 –

Com a finalidade de zelar e garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente – com base na Constituição Federal e no Estatuo da Criança e do Adolescente – foi instituído na cidade o Conselho Tutelar de Chique-Chique, sendo instalado no dia 13 de novembro de 2003.
Sua primeira sede foi localizada na Rua Expedicionário Pompeu Ribeiro dos Santos, nº 113, tendo se mudado recentemente para a Rua Virgílio Bessa. Ambos os endereços fazem parte do centro da cidade.
Entre 24 de novembro de 2005 e 24 de novembro de 2006 dirigiu o Conselho Tutelar a conselheira Maíza de Souza Bonfim.  De 24 de novembro de 2006 a 24 de novembro de 2007 a direção do CT ficou a cargo de Edicásio Rocha Dias.
Alguns dos serviços prestados à comunidade chique-chiquense pelo Conselho Tutelar foram:
***Encaminhamento de crianças e adolescentes ao Ministério Público Estadual, a Delegacia de Policia, aos postos de saúde, às escolas e à assistência social, dependendo do problema de cada paciente;
***Inclusão em programas sociais, como PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Agente Jovem;
***Realização de palestras em escolas, quando convidado, dentro da Comarca;
***Estudo de casos de crianças e adolescentes, quando seus direitos estão sendo violados.
A composição do quadro de membros do Conselho Tutelar de Chique-Chique é a seguinte: Edicásio Rocha Dias, Edimilson do Amarante Carvalho, Edimilson do Nascimento Costa, Maíza de Souza Bonfim e

***Maximiliano Alves Rocha.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique" de Cassimiro M. Neto
1029

Nenhum comentário:

Postar um comentário