sábado, 17 de maio de 2014

Jornais de Xique-Xique (BA): ANOS DE 1931 A 1932

               Os jornais registraram toda administração do prefeito José de Souza Nogueira
 
  A administração do Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA), Coronel José de Souza Nogueira (1930-1933),  foi a que teve o maior volume de informações registradas, graças ao surgimento de dois periódicos semanais, que  deram a maior cobertura possível a todos os fatos políticos, sociais, culturais, desportivos, econômicos da gestão daquele Prefeito.
       O Jornal "A ORDEM",  circulou de 17 de julho de 1931 a 20 de dezembro do mesmo ano, totalizando 19 edições semanais consecutivas e
       O Jornal "A LUZ" circulou entre o dia 14 de fevereiro de 1932 a 28 de agosto do mesmo ano, publicando 23 edições semanais consecutivas.
       A partir desta semana este blog estará divulgando resumos das 42 edições desses dois jornais xiquexiquenses, da década de 1930, para que os leitores tomem conhecimento do que acontecia em Xique-Xique naquele tempo.
OBS: A 1ª edição do "A Ordem", foi publicada, neste blog, no dia 03 de maio 


                             Edição Nº 02 do semanário "A ORDEM":

     A edição Nº 02 do semanário xiquexiquense "A ORDEM" circulou no dia  24 de julho de 1931, com quatro páginas, contendo as seguintes matérias:
     A chamada de capa trazia o título "Carta Aberta", autoria do  colaborador José Lacerda, que reside na vila de Gameleira do Assuruá. Na carta ele condena a extinção, em 23.06.193, do Município de Gameleira do Assuruá e felicita o lançamento do jornal.
      A primeira página noticia a viagem do coronel Franklin Lins de Albuquerque a São Paulo, a bordo do vapor São Francisco, com breve parada no porto de Xique-Xique, sendo recepcionado por amigos e saudado por inúmeros admiradores e curiosos. O coronel Franklin Lins de Albuquerque pretendia manter uma audiência com o general Góis Monteiro e com o tenente Juarez Távora, para conversar sobre a reação dos paulistas contra Getúlio Vargas. O famoso coronel sertanejo pretendia colocar seus homens armados à disposição dos revolucionários paulistas. 
       Na segunda página,   a seção intitulada "Página Humorística" e  uma poesia de autoria do livreiro Sr. Olímpio Antunes Bastos.
       A página três é totalmente  de anúncios comerciais.
       Finalmente, na página quatro, as matérias são: "A Crise em São Paulo"; "Aniversários"; "Reforma Ortográfica" e "Enfermo", trazendo a informação de que o monsenhor Costa se acha adoentado.
Fonte: "Senhor do Bonfim e  Bom Jesus de Chique-Chique", de Cassimiro Neto 
341

Nenhum comentário:

Postar um comentário