domingo, 1 de junho de 2014

Recordando as copas: 2002 - Japão e Coreia

Estádio da Coréia do Sul


Estádio do Japão

        A décima sétima copa, com 64 jogos  e 161 gols, foi realizada no Japão e na Coréia do Sul no ano de 2002 ocasião em que o Brasil  sagrou-se  penta campeão mundial. O jogo final foi realizado contra a Alemanha que perdeu por 2x0.
        A primeira Copa realizada por dois países bateu o recorde de sedes. Foram 20 estádios diferentes, dez no Japão e dez na Coreia.
        Conhecido por boas campanhas com seleções fracas, o técnico sérvio Bora Milutinovic disputou sua quinta Copa do Mundo consecutiva pela quinta seleção diferente - em ordem: México, Costa Rica, EUA, Nigéria e China.
Encarou o Brasil pela terceira vez e perdeu pela terceira vez.
       A anfitriã Coreia do Sul se tornou o primeiro país asiático a ficar entre os quatro primeiros. Verdade seja dita, houve uma ajudinha da arbitragem. Seus adversários tiveram três gols legais invalidados na fase final.
      Era grande a pressão para a convocação de Romário. O técnico Luís Felipe Scolari não cedeu - e ganhou pontos com os outros jogadores, que formaram a chamada Família Scolari.
     Até a Copa de 2002, a Fifa tinha o estranho hábito de eleger o melhor jogador da competição antes da final. Na ocasião, pela primeira vez o escolhido foi um goleiro: o alemão Oliver Kahn. O inesquecível frango do arqueiro na decisão contra o Brasil fez a entidade mudar de postura - agora só entrega o prêmio no fim do torneio.
      Depois do fiasco na final de 1998 e dois anos de inatividade por lesões, poucos acreditavam em Ronaldo. Foi o primeiro artilheiro a passar dos sete gols desde 1974. Teve Rivaldo como coadjuvante de luxo. Para boa parte da imprensa, o pernambucano era quem merecia o título atribuído a Kahn.
Fonte: FIFA
Seleção Brasileira de 2002
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário