sábado, 12 de julho de 2014

Jornais de Xique-Xique (BA): PERÍODO DE 1931 A 1932

                                      Jornais de Xique-Xique (BA).
  Os jornais da época registraram toda administração do Prefeito  Municipal José de Souza Nogueira
 
        A administração do Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA), Coronel José de Souza Nogueira (1930-1933),  foi a que teve o maior volume de informações registradas, graças ao surgimento de dois periódicos semanais, que  deram a maior cobertura possível a todos os fatos políticos, sociais, culturais, desportivos, econômicos da gestão daquele Prefeito.
       O Jornal "A ORDEM",  circulou de 17 de julho de 1931 a 20 de dezembro do mesmo ano, totalizando 19 edições semanais consecutivas e
       O Jornal "A LUZ" circulou entre o dia 14 de fevereiro de 1932 a 28 de agosto do mesmo ano, publicando 23 edições semanais consecutivas.
       A partir desta semana este blog estará divulgando resumos das 42 edições desses dois jornais xiquexiquenses, da década de 1930, para que os leitores tomem conhecimento do que acontecia em Xique-Xique naquele tempo.
                       OBS: A 5ª edição do "A Ordem", foi publicada, neste blog, no dia 28 de junho

                              Edição Nº 06 do jornal "A ORDEM"
 
      O semanário "A ORDEM", de 2l de agosto de 1931, edição n° 06, traz em sua primeira página a manchete principal "O Momento Político na Bahia", com dois telegramas vindos de Salvador (BA), o primeiro, datado de 16.07.1931, assinado pelo general Raimundo Barbosa, informando que o Interventor da Bahia Artur Neiva renunciou ao cargo sendo substituído pelo próprio General Raimundo Barbosa que ficou no cargo  até 19 de setembro daquele mesmo ano. O segundo telegrama, assinado por Virgílio Damásio, traz a informação sobre a alteração do secretariado estadual bem como da demissão do prefeito de Salvador.
     Os outros assuntos da primeira página foram: "Um Apelo ao Chefe da Profilaxia"  que informa a existência de milionário dos Estados Unidos que está disposto a instalar em algumas cidades nordestinas postos de atendimento de saúde para a população carente. Informa, ainda, que um posto de combate a epidemias fosse instalado em Xique-Xique, cidade propensa a ser invadida por uma epidemia de febre amarela. A matéria registra que Remanso e Barra ganharam semelhantes equipamentos.
   Na outra matéria, "Terrível Dilema" o autor discorre sobre os malefícios do jogo de azar e do alcoolismo.
    Encontramos na página dois uma correspondência em forma de artigo assinado pelo Sr. Renovato Barreto, enviada em 02 de agosto de 1931, da Vila de Açuruá, questionando a extinção daquele município e mostrando que o mesmo deveria ser restaurado, pois reúne condições econômicas favoráveis.
   Traz a notícia do falecimento ocorrido no dia 16 de agosto corrente do Sr. Alfredo de Magalhães Sampaio, morte esta acontecida na Vila do Açuruá.
   Sob o título "Imitações", Aldo Brito escreve um artigo, ainda na página dois, discorrendo sobre a importância de se trabalhar sempre.
      Já na página três temos os habituais anúncios, com pequena diferença para a edição número 01 de 17.07.1931: "Livraria Rui Barbosa", de Olímpio Antunes Bastos; "Loja da Humanidade", de Lithercílio Baptista da Rocha; "Clínica-Médica", do Dr. Oscar Coelho de Aquino; "Funilaria Rápida", de Francisco Alexandrino – em Santo Inácio; "Loja Popular", de Aurélio Gomes de Miranda e "Loja Sempre-Viva", de Genuíno Carvalho dos Santos
    Chegando à página quatro encontramos uma mensagem de pêsames escrita pelo senhor Renovato Barreto, dirigida a Amando Sampaio, lamentando o falecimento de seu pai Alfredo de Magalhães Sampaio.
   Publicação de dois editais assinados pelo senhor Virgílio Alves Bessa, na qualidade de Tabelião de Notas e Oficial de Protestos endereçados a Joaquim Pereira Bastos e André Alves de Assunção, ambos ameaçando protestar notas promissórias assinadas e não liquidadas pelos dois cidadãos.  Apresenta também uma lista de aniversariantes da semana e um anúncio feito pela Maria Alves Lopes, oferecendo aulas de corte e costura.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique" de Cassimiro Neto.
343

Nenhum comentário:

Postar um comentário