terça-feira, 24 de novembro de 2009

Prédios Tradicionais: Agência do BANEB


Agência do BANEB

Este prédio construído na Praça D. Máximo, na primeira metade do sec.XX era um dos mais importantes e mais bonitos daquele tempo. Ainda na década de 1950 foi utilizado para abrigar a agência da Real Aerovias, empresa aérea que fazia, semanalmente, a linha para Salvador e Belo Horizonte, sobrevoando o Rio São Francisco.

Mais tarde, com a extinção da linha aérea para Xiquexique, foi ocupado pela sede da Agência do Banco do Estado da Bahia - BANEB, que alí funcionou até venda para o BRADESCO. Esse prédio ainda está de pé apesar de bastante deteriorado e necessitando de urgentes trabalhos de manutenção. Não sei a quem pertence.

O interessante é que ainda se vê, na foto, o oitizeiro que crescera em frente ao Bar de Dantas e que serviu durante muitos anos para sustentar os cartazes anunciando o filme que iria ser apresentado no Cine Neide, da Voz do Barranco. Essa árvora foi cortada quando da realização do calçamento da Praça D. Máximo.

Um comentário:

  1. Esse prédio é muito marcante na arquitetura de Xiquexique.O Banco do Estado da Bahia denominava-se, anteriormente, Banco do Fomento do Estado da Bahia e o seu auge foi com gerente Ademar, o nosso queridíssimo "Gordinho", de saudosa memória. Certa vez, num carnaval,"Gordinho" fazia o entrudo ao seu modo, consistindo em jogar os foliões, e quem passasse à sua frente, na ipueira do antigo cais da praça Getulio Vargas. Como sabemos, no mês de fevereiro é época de cheia do Velho Chico.
    Pois bem. Aprendi a nadar compulsoriamente, pois "Gordinho", imaginando que eu seria um exímio nadador, me jogou na ipueira, sob os protestos de seu Florzinho do Bazar das Novidades. Florzinho gritava: "Gordo tenha juízo, o menino vai morrer afogado". Desnecessário dizer que Gordinho, sentindo que a brincadeira de carnaval ultrapassara o que ele previa, se jogou no peráu e me salvou de ser um súdito do Nêgo D'Água.

    ResponderExcluir