VEREADOR DOMINGOS ALVES DA COSTA
Domingos Alves da Costa, ou “Domingos Pilão Arcado”, como era carinhosamente tratado pelo familiares e amigos, nasceu em Xiquexique (BA), no dia 15 de maio de 1921, filho do Sr. Manoel Alves da Costa e de D. Maria Teodora da Costa. Desde a adolescência, dedicou-se à atividade de pescador, profissão exercida pela maioria dos seus familiares e á qual permaneceu fiel até a sua morte. Como pescador profissional de onde tirava o sustento da sua família, Domingos Pilão Arcado desejoso de melhorar a situação dos colegas de profissão, iniciou uma grande mobilização entre os demais pescadores no sentido de fundar, em Xiquexique uma Colônia dos Pescadores, para que esses profissionais dispusessem de uma instituição que representasse aquela categoria profissional e oferecesse assistência legal e social aos pescadores.
Tanto lutou que no dia 03 de maio de 1957, juntamente com os amigos da mesma profissão, Srs. João Pereira da Costa, Francisco Pereira da Costa, José Alves da Costa, Francisco Alves da Costa, Germano Pereira Filho, Justiniano Ferreira da Silva e José de Assis Ribeiro realizaram a assembléia geral dos profissionais do setor fundando oficialmente a Colônia dos Pescadores Z-37, entidade, que até hoje muitos serviços tem prestado a todos os pescadores profissionais do município de Xiquexique, tendo o próprio Domingos Alves da Costa, na ocasião, sido eleito primeiro presidente da Colônia.
Anos mais tarde, desejando melhor servir a seus companheiros, Domingos Pilão Arcado lançou-se candidato a uma cadeira na Câmara Municipal de Xiquexique, tendo sido eleito vereador para o período 1963/1967, tendo já nessa legislatura sido eleito para o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora. Pela sua boa atuação como legislador municipal, Domingos Pilão Arcado manteve-se naquela Casa Legislativa por seis mandatos consecutivamente (1967-1971, 1971-1973, 1973-1977, 1977-1982, 1983-1989 e 1989-1993), estabelecendo um recorde na política de Xiquexique. A partir do segundo mandato (1967/1971), Domingos Costa foi eleito vice-presidente da Casa, função à qual foi reconduzido no terceiro mandato (1971/1973), tendo presidido a Câmara no sétimo e último mandato (1989/1993).
Por ter ficado viúvo duas vezes, o pescador/vereador Domingos Alves da Costa casou-se três vezes. O primeiro casamento, no dia 08.12.1943, com D. Sabrina dos Santos Costa, falecida em 15.12.1947, com quem teve o filho José Alves da Costa. Casou-se em seguida com D. Minervina Rodrigues da Costa que veio a falecer no dia 26 de maio de 1981. Desse casamento nasceram-lhes seis filhos: Antonio Alves da Costa, Manoel Alves da Costa Neto, Joel Alves da Costa, Geraldo Alves da Costa, Paulo Alves da Costa e Isabel Alves da Costa. No dia 27.11.1981 Domingos Alves da Costa se casa, pela terceira vez com D. Olindina Santiago Costa.
Como homenagem pelos seus relevantes serviços prestados aos profissionais da pesca e a toda a comunidade de Xiquexique, a Câmara de Vereadores, à qual serviu por 7 mandatos consecutivos, prestou-lhe uma homenagem póstuma, colocando seu nome em uma Escola Municipal localizada na Rua Virgílio Bessa.
O pescador/vereador Domingos Alves da Costa faleceu no dia 17 de setembro de 2001, na cidade de Xiquexique e o seu corpo está sepultado no cemitério da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário