sexta-feira, 5 de março de 2010

Intendente e Prefeitos: Sr. José Adolpho de Campos Magalhães

Intendente José Adolpho de Campos Magalhães
– 1924 –

Mandato: 10 de junho de 1924-06 de outubro de 1924.
Presidente da República: Artur da Silva Bernardes (15.11.1922- 15.11.1926).
Governador da Bahia: Francisco Marques de Góes Calmon (28.03.1924-28.03.1928).

O farmacêutico José Adolpho de Campos Magalhães nomeado pelo Dr. Góes Calmon, Governador da Bahia como membro do Conselho Municipal de Xiquexique, para o lugar deixado pela renúncia do Cel. Manoel Teixeira de Carvalho, foi empossado no dia 10.06.1924, sendo, no mesmo dia eleito pelos pares para Presidente do Conselho o que lhe daria direito a assumir, de imediato a Intendência, o que fez transformando-se no 16º Intendente Municipal de Xiquexique.
O Conselho Municipal, na administração do Intendente José Adolpho de Campos Magalhães, funcionou com os seguintes cidadãos: Cel. Francisco Dionísio dos Santos, Cel. Hermenegildo de Souza Nogueira, Cel. Joaquim Honorato de Souza, Cel. Lithercílio Baptista da Rocha, Cel. Manoel Antunes Bastos e Cel. Zoroastro Ferreira Lustosa e, a mesa diretoria foi composta dos seguintes Conselheiros: José Adolpho de Campos Magalhães – presidente, Cel. Zoroastro Ferreira Lustosa – 1º secretário e Cel. Joaquim Honorato de Souza – 2º secretário.
No dia 13 de junho, logo após a posse do novo Intendente, o renunciante Cel. Manoel Teixeira de Carvalho embarcou no vapor Presidente Dantas, para a cidade de Juazeiro (BA), e de lá tomou um trem com destino a Salvador. Por quase um mês o ex-Intendente autonomeando-se negociador político de Xiquexique percorreu os gabinetes dos secretários do governador da Bahia, apresentando projetos e reivindicando obras para o município de Xiquexique. Pelo prestigia que gozava junto ao Governador Góes Calmon, o Cel. Manoel Teixeira de Carvalho foi muito bem recebido por todo o secretariado estadual quando teve oportunidade de entregar todas as reivindicações do povo xiquexiquense ficando definido um prazo médio de 3 a 4 meses para receber os resultados aos seus pedidos formulados.
No dia 25 de setembro de 1924 o Cel. Manoel Teixeira de Carvalho, com audiência antecipadamente marcada, retorna a Salvador e comparece ao gabinete do governador Góes Calmon para receber a resposta das reivindicações feitas em favor do povo xiquexiquense. Após as novas visitas ao secretariado, de quem recebe promessas oficiais de verbas e subvenções para ajudar ao município a melhorar e impulsionar a educação, a saúde e as políticas sociais, além de obras diversas, o Cel. Manoel Teixeira de Carvalho retorna ao Gabinete do Governador e das mãos do Dr. Joaquim Wanderley de Araújo Pinho, Oficial de Gabinete, recebe o decreto do governamental, com data de 25.09.1924, afastando o farmacêutico José Adolpho de Campos Magalhães do Conselho Municipal de Xiquexique e conseqüentemente da Intendência Municipal e nomeando como seu substituto o Cel. Manoel Teixeira de Carvalho.
No dia 06.10.1924, o Conselho Municipal sob a presidência do conselheiro Cel. Zoroastro Ferreira Lustosa, 1º secretário, cumprindo determinação do Decreto do Governador deu posse ao Cel. Manoel Teixeira de Carvalho em substituição ao Sr. José Adolpho de Campos Magalhães Na mesma sessão reconduziram à presidência da mesa o Cel. Manoel Teixeira de Carvalho, que se tornou automaticamente o 17º Intendente Municipal de Xiquexique.
Assim o 16º Intendente de Xiquexique, Farmacêutico José Adolpho de Campos Magalhães teve um curtíssimo mandato de menos de 4 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário