terça-feira, 27 de abril de 2010

Propagandas Antigas: Caneta Parker

CANETA PARKER "51"



Foi um sucesso total o aparecimento da Caneta Paker "51", considerada a rainha das "canetas tinteiro".
As "canetas tinteiro" foram assim chamadas por possuirem o seu próprio reservatório de tinta.
Os mais jovens não conheceram a "caneta tinteiro" porque já nasceram na época da "caneta esferográfica". Mas, as "canetas tinteiro" foram uma revolução nos anos 1950 pois vieram para aposentar em definitivo a famosa "pena" (foto a direita) que era o instrumento da escrita e que exigia um constante mergulho no tinteiro para cada linha colocada no papel.
Todos os xiquexiquenses que estudaram no Cezar Zama, nos anos 1950, usaram a "pena" para escrever os ditados ou fazer as provas mensais. Por isso, um dos materiais escolares que não podia faltar na relação era o tinteiro que, com freqüência vazava e provocava um desastre ao manchar os livros e os cadernos de tinta azul.
A caneta Parker "51" era um instrumento somente adquirido pelas pessoas de alta renda e que a tinham como principal ferramenta de trabalho, mormente os juizes, advogados e médicos.


Um comentário:

  1. Amigo Juarez Chaves:
    A caneta tinteiro é uma das muitas recordações que deixou encravada na minha mente quando eu era estudante do primário. Ela poderia ser chamada de desastrada, qualquer deslize do aluno ela saía espalhando tinta por todo canto, chegando até colorir a farda do estudante.
    Lembro-me das velhas cadeiras onde nela existiam dois lugares para alunos se sentarem, e muitas vezes se estranhavam, e nesse momento ela entrava em ação, servindo como uma arma vingadora para o aluno, deixando o seu companheiro todo azulado de tinta.
    Todas as cadeiras tinham um furo centralizado na tábua superior, e nele, era colocado um pequeno vaso de "vidro", que antes das aulas começarem, a estimada e respeitada professora (todos daquela época tinha uma amada Deusa que lhe dava o saber), abastecia o vaso, e o aluno enfiava o bico fino da caneta tinteiro para embebê-lo de tinta e fazer a sua escrita. Era uma caneta de última geração.
    Com o passar dos tempos, todos os alunos eram donos do seu próprio tinteiro e caneta, e não mais deixavam nas escolas, levavam para suas residências e usá-los nos seus deveres de casa.
    Que saudades dos tempos de outrora!

    Felicidades para todos os Xiquexiquenses do Estado da Bahia.

    José Mendes Pereira – Mossoró-Rn.

    ResponderExcluir