domingo, 2 de maio de 2010

6º Prefeito Nomeado - Adão Moreira Bastos


Prefeito Adão Moreira Bastos
– 1945 –
Mandato: 25 de janeiro de 1945-10 de novembro de 1945.
Presidente da República: Getúlio Dornelles Vargas (10.11.1937-29.10.1945).
Interventores Federais da Bahia: Renato Onofre Pinto Aleixo (24.11.1942-28.10.1945)
No dia 05 de janeiro de 1945 o interventor da Bahia Renato Onofre Pinto Aleixo assinou decreto nomeando o comerciante, fazendeiro e político, Sr. Adão Moreira Bastos para exercer a função de Prefeito Municipal de Chique-Chique, em substituição ao prefeito Túlio Mendes da Silva, tendo assumido o cargo no dia 25 de janeiro de 1945, como o 6º prefeito nomeado, permanecendo no cargo até 10 de novembro de 1945.
Para auxiliares o novo prefeito convidou os seguintes cidadãos para integrarem a sua equipe de governo: João Batista Avelino, Aristides Olímpio Araújo, Epaminondas Francisco de Carvalho e Moacir Albuquerque Libório.
A exemplo dos prefeitos anteriores o Sr. Adão Bastos herdeou do seu entecessor uma Prefeitura com muitas dívidas e sem recursos em caixa e que lhe permitiu, com muito esforço e dedicação apenas manter as instituições funcionando mas, impedido de construir coisa nova.
Manteve a precária assistência médico-sanitária, a limpeza urbana, a conservação das vias de comunicação terrestre com as vilas de Ibiacema, Marrecas, Tiririca, Uibaí e Central e pouca coisa em relação aos distritos do Município.
Com a queda do Presidente Getúlio Vargas, eticamente o Prefeito Adão Bastos, após consulta aos seus correligionários, colocou o cargo a disposição do Presidente Provisório José Linhares bem como do novo interventor federal na Bahia, João Vicente Bulcão Viana para que estas autoridades pudessem fazer as alterações políticas que o novo momento brasileiro exigia.
Aceitando a entrega do cargo o interventor federal da Bahia João Vicente Bulcão Viana decretou a nomeação do Juiz de Direito da Comarca de Chique-Chique Dr. José Manoel Viana de Castro para substituir Adão Moreira Bastos no comando da prefeitura municipal, sendo pois o 7º Prefeito nomeado, tendo tomado posse no dia 10.11.1945.
Eventos acontecidos durante o governo do Sr. Adão Bastos:
13 de fevereiro de 1945: Nasceu Carlos Barbosa, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de José Barbosa e Silva e de Amélia Soares Barbosa.
22 de março de 1945: Nasceu Maria Rita Hefti de Carvalho, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Marinho Pereira de Carvalho e de Rita Rocha de Carvalho.
26 de março de 1945: Nasceu Edison Nunes de Brito, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Pedro Gomes de Brito e de Donatila Nunes de Brito.
08 de abril de 1945: Nasceu Neusa Ferreira de Carvalho, na vila de Tiririca de Luizinho, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Abdias Ferreira de Carvalho e de Almira Pereira de Carvalho.
21 de abril de 1945: Nasceu Aldina Hosana Bessa Soares Dourado, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Miguel Ramos Soares e de Amy Machado Soares.
02 de junho de 1945: Nasceu José Walter Fonseca, na cidade de Rodelas, estado da Bahia, filho de João Macênio da Fonseca e de Maria Waziozena da Fonseca.
15 de junho de 1945: Demósthenes Barnabé da Silva se casou com Amélia Magalhães e Silva, na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, em Chique-Chique, estado da Bahia. A cerimônia foi celebrada pelo padre José de Oliveira Bastos
05 de agosto de 1945: Nasceu Marilúsia de Queiroz Teixeira, na Fazenda Carnaúba, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Geraldino Teixeira de Queiroz e de Eulina Teixeira de Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário