quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A CAATINGA



A CAATINGA

O Nordeste é uma região privilegiada, cheia de belezas e riquezas naturais. Possui quase todos as espécies de vegetação, tais como matas úmidas e secas, palmeirais, carrasco, manguezal, plantas costeira e caatinga, sendo esta um dos maiores biomas brasileiros ocupando grande parte da região nordestina.

A palavra caatinga para os índios significa "mata branca" ou "floresta branca". Esse nome tem a ver com o fato de a vegetação da caatinga, no período seco perder as folhas e apresentar um aspecto branco ou prateado. O clima na caatinga é semi-árido, quente, com pluviosidade oscilando entre 250 e 800 mm anuais, com duas estações: a chuvosa (o inverno) que dura em média 4 meses e a época seca (verão), durando 8 meses em média, sem chuvas.

Não obstante estar no semi-árido já foram identificados no nordeste, quase 600 espécies de plantas lenhosas, de um total de 1.356.

O município de Xiquexique está totalmente encravado no "Polígono das Secas", na caatinga, e nós, como caatingueiros e beiradeiros devemos conhecer a vegetação que cobre a nossa terra.

Semanalmente, pois, estaremos comentando sobre uma determinada árvore ou arbusto que vegeta em nossa caatinga. Naturalmente não poderemos falar sobre todas as espécies catalogadas. Mas, tratarei apenas das principais, aquelas que são nossas conhecidas desde criança e que faziam ou ainda fazem parte do nosso contidiano xiquexiquense. Assim provavelmente estarei comentado sobre o Umbuzeiro, o Angico, a Aroeira, a Canafístula, a Catingueira, o Cedro, o Faveleiro, a Imburana, o Juazeiro, a Jurema, o Marizeiro, a Oiticica, o Pau-d'arco e outras que no momento não estão aflorando na minha cabeça.

Serão comentários simples, nem nenhuma pretensão científica apenas desejando registrar e transmitir essa informação para os mais novos. Como é da linha desse blog estarei aberto para complementar a matéria com informações que eventualmente me sejam remetidas por algum leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário