BIOTÔNICO FONTOURA
Esse importante abridor de apetite, me leva de volta aos primeiros anos da década de 1950, quando era chique as famílias abastadas ministrarem aos filhos o medicamento BIOTÔNICO FONTOURA para que adquirissem um melhor peso, pois, naquele tempo, magreza era doença.
Não tenho lembranças se cheguei a tomar, com freqüência esse medicamento que estava em moda, face à modesta renda familiar dos meus pais. Aliás, um remédio de farmácia só entrava lá em casa em última instância e em situações de emergência. Normalmente a gente usava o remédio caseiro onde era destaque o óleo de rícino, que nada mais é do que óleo de mamona, o óleo de pequi com mel de abelha, o mastruz com leite e os chás de um modo geral.
Para mim a lembrança do Biotônico se refere ao “Almanaque do Jeca Tatuzinho”, cobiçadíssimo pela meninada daquela década e que era, gratuitamente distribuído na Pharmácia Universo do farmacêutico João Soares. Como em Xique-Xique não existiam revistas infantis e, se existisse dificilmente os mais pobres poderiam adquirir, a solução era ficar no aguardo da chegada do Almanaque, pois, além da interessante estória de Jeca Tatu, trazia algumas matérias recreativas e humorísticas.
Mas, afora o Almanaque de Jeca Tatu, quem não se lembra da chamada que a cada momento estava sendo divulgada pelo rádio, assim dizendo: “Bê a Ba, Bê é Bé, Bê e Biotônico Fontoura”?
Pois é, passei boa parte da minha infância ouvindo aquela propaganda e acreditando que aquele frasco escuro e de rótulo verde era realmente milagroso, abria o apetite e podia transformar os magrelos em gordos, de tanto comer.
O Biotônico Fontoura enricou o farmacêutico Cândido, principalmente a partir do momento em que o seu produto começou a ser vendido nos Estados Unidos na época da lei seca. Como o Biotônico possuía 9,5% de teor alcoólico (mais do que cerveja) e era vendido em farmácia, fez um grande sucesso porque se transformou num inocente aperitivo não pecaminoso naquela nação que se dizia puritana.
Em 2001, a Anvisa determinou a eliminação do álcool da fórmula do biotônico, mas isso não interferiu na fama do produto lançado em 1910, pois já teve até Pelé como garoto propaganda e até hoje continua a ser vendido nas farmácias como abridor do apetite, no que pese a turma de hoje não mais estar interessada em adquirir peso.
O Biotônico Fontoura enricou o farmacêutico Cândido, principalmente a partir do momento em que o seu produto começou a ser vendido nos Estados Unidos na época da lei seca. Como o Biotônico possuía 9,5% de teor alcoólico (mais do que cerveja) e era vendido em farmácia, fez um grande sucesso porque se transformou num inocente aperitivo não pecaminoso naquela nação que se dizia puritana.
Em 2001, a Anvisa determinou a eliminação do álcool da fórmula do biotônico, mas isso não interferiu na fama do produto lançado em 1910, pois já teve até Pelé como garoto propaganda e até hoje continua a ser vendido nas farmácias como abridor do apetite, no que pese a turma de hoje não mais estar interessada em adquirir peso.
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