domingo, 4 de julho de 2010

Pessoa Importante: DEMÓSTHENES BARNABÉ DA SILVA

DEMÓSTHENES BARNABÉ DA SILVA

O Sr. Demósthenes Barnabé da Silva, nasceu no dia 19.05.1912 na localidade de São Thomé, hoje pertencente ao Município de Barra do Mendes (BA), filho do Sr. Petronílio Barnabé da Silva e de D. Maria Rodrigues Silva (D. Branca). Demósthenes – ou ‘Dôca’, como os familiares e os amigos mais próximos o chamavam carinhosamente, era ainda criança quando sua família se transferiu para a cidade de Xique-Xique (BA), tendo se matriculado na Escola Particular da professora Laura Viana, onde foi alfabetizado. Aos 10 anos de idade, já alfabetizado, matriculou-se na Escola Pública Isolada, situada na Rua Góes Calmon, onde fez o primeiro ano com a professora Laura Viana e nos anos de 1923 e 1924, o 2º e o 3º na Escola Pública Isolada, da professora ‘Dona’.
Em 1925, para continuar os estudo foi morar na cidade de Barra (BA), onde na escola do professor Marques, preparou-se para o exame de admissão ao Ginásio o que lhe possibilitou iniciar o Curso Ginasial, no famoso Colégio Ypiranga, de Salvador, juntamente com os conterrâneos Adão Moreira Bastos e Naylor de Souza Nogueira. Concluído o Ginásio, se incorporou ao Exército, indo servir nos Estados de Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro. Sempre dedicado aos livros transformou-se em um intelectual, tendo escrito crônicas, artigos e poemas para inúmeros jornais importantes, de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Foi funcionário publico nas cidade de São Paulo e Rio de Janeiro.
Retornando a Xique-Xique, teve oportunidade de prestar bons serviços à municipalidade como secretário municipal nas administrações dos prefeitos Túlio Mendes da Silva (1943-1945) e João Ferreira Filho (João Durães) (1973-1977). Em junho de 1945, Demósthenes se casou com D. Amélia Magalhães Silva, na Igreja Matriz Senhor do Bonfim, em Xique-Xique, tendo a cerimônia sido celebrada pelo padre José de Oliveira Bastos, e dessa união, nasceram os filhos Terezinha Maria Magalhães Silva Alvim e José Magalhães Silva.
Demósthenes faleceu no dia 16 de março de 1974, em Xique-Xique, no exercício da Secretaria Municipal da administração do prefeito João Durães. A Câmara de Vereadores, pela Lei Municipal nº 287, de 04 de abril de 1988, prestou importante homenagem a Demósthenes dando o seu nome à antiga Rua Dois, no bairro Polivalente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário