sábado, 26 de fevereiro de 2011

Fato Histórico em Xique-Xique (BA): A ESCOLA POLIVALENTE

ESCOLA POLIVALENTE

No dia 13 de outubro de 1971 o Governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães visitava a cidade de Xique-Xique para proceder a inauguração de um importante estabelecimento educaional na cidade: A ESCOLA POLIVALENTE.
O Projeto das Escolas Polivalentes, parceria do Estado e da União, previa a implantação de 40 grandes escolas em todo o Estado da Bahia e além da criação de sessenta mil novas vagas no ensino de nivel médio, prometia revolucionar o sistema educacional local introduzindo um aprendizado de elevado grau.
Desejando fazer justiça e honrar o corpo docente citaremos nominalmente os dirigentes e professores que atuaram no Polivalente, no período de 1990 a 2009: Rita Maria de Araújo, Jari Brito de Abreu Rocha, Adonias Gouveia, Marileda Souza de Assis Dourado, Marinalva Rocha Santos, Ruy Santana, Raul Lacerda, Solange Lacerda, Ruizita Santana, Dinorá Amorim, Pascoal Nery de Souza, Orlando Nery Nepomuceno, Marly Nery Nepomuceno, Ubiralda Setúbal, Marilene Bahia, Reasílvia Nunes Machado, Everaldo Leite Bessa, Tércio Bessa, Samuel Rodrigues Soares, Ozita Nepomuceno, Noranei Barreto, Maria Aparecida de Souza Brito, Perpétua Borges, Genir Matias, Maria de Fátima Barreto, Edilênio Barreto, Djan Santana, Maria de Lourdes Teixeira e Maria Celeste Souza.

2 comentários:

  1. Sou ITAMAR DE SOUZA ARAÚJO filho da Profª RITA MARIA DE SOUZA ARAÚJO (Profª e Diretora da Escola Polivalente) e moramos juntos em Maragogipe BA.
    contatos: itamarchaveiro@gmail.com
    Agradecemos a homenagem !!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Juarez, é importante frizar que o prefeito à época,Joel Firmo de Meira, o Maninho meira ,como é conhecido, foi quem conseguiu a muito custo a vinda do Polivalente para a nossa cidade, haja vista não estava previsto tal empreendimento por conta de percalços políticos local, mas seu Manin, de forma habilidosa conseguiu tal feito.Inclusive ,em recente visita a nossa cidade e no Polivalente onde estudei quando adolescente,surpreendeu-me a retirada da placa com o nome do Sr. Joel Meira na entrada da escola colocada na sua inauguração. Fico pensando,será perseguição ou apenas mesquinharia política. A história dirá.
    Parabéns pelo Blog,mas seria salutar pesquisar um pouco mais e não omitir informações importantes da nossa história política.

    ResponderExcluir