Típica paisagem do interior. Um aguadeiro tangendo seu jegue, portando 4 barris com água para abastecer uma residência, enquanto outro, com o seu jegue estacionado entrega a carga d'água numa residência.
Água encanada e tratada foi uma das necessidades básicas que mais demorou a chegar às cidades ribeirinhas do Velho Chico. Na nossa Xique-Xique (BA) esse benefício somente chegou no final da década de 1960, quando então o grande plantel de jegues existente na cidade, dirigido por dezenas de aguadeiros que abasteciam as casas com o precioso líquido, foi desativado e destinado para outras atividades. Isso sem se falar, também, nas dezenas de mulheres que carregavam a água em latas de querosene equilibradas na cabeça e que tiveram de abandonar essa profissão que vinham exercendo desde a puberdade.
Foto de Marcel Gautherot .
juarez parabens pelo trabalho em primeiro lugar, vc pode me dizer se essa foto é em sto inacio,tem um "pedregulho" la no fundo q lebra muito a bela vila de to inacio q ja pertenceu a xiq-xiq e até ja foi sede de municipio
ResponderExcluirEstava contente por achoar o teu blog até que me assusto com a música: hino.
ResponderExcluirSeja gentil com as pessoas que passam aqui, Coloque a música como opcional, por favor!!!