terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Fato Histórico de Xique Xique (BA): COMARCA DE XIQUE XIQUE.

No dia 14 de dezembro de 1857, através da Lei Provincial nº 650, foi criada a Comarca da cidade do Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique (BA) - atual cidade de Xique Xique (BA - que foi instalada e passou a funcionar no prédio da Câmara de Vereadores, chamado Paço Municipal, no centro da pequena cidade.
O primeiro Juiz de Direito da Comarca foi o bacharel Dr. Francisco Pacheco Pereira. Após o Dr. Francisco Pereira, outros juízes atuaram na Comarca de Xique Xique (BA): Dr. José Antônio da Rocha Viana (nomeado em 12.04.1958); Dr. Antonio José de Souza Lobo (nomeado em 1863 e reconduzido ao cargo no dia 10.08.1867; Dr. Ernesto Botelho de Andrade; Dr. Adolfo Carlos Sanches e Dr. José Alfredo da Conceição Machado.
Entre os Promotores de Justiça que atuaram na Comarca de Xique Xique, destacou-se o primeiro deles, Dr. Luiz Viana que exerceu a Promotoria no período de 1871 a 1880 tendo como Promotor Subsituto o Dr. Fernando Olympio Machado, natural de Xique Xique (BA). Uma das Praças mais antigas de Xique Xique tem o nome do Dr. Luiz Viana, que foi governador da Bahia no período de 1896 a 1900,época da Guerra de Canudos.

Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique - História de Chique Chique", da autoria do nosso pesquisador Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário