segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fato Histórico de Xique Xique (BA): ILUMINAÇÃO A VAPOR


ELETRICIDADE EM XIQUE XIQUE

Até o dia 03 de maio de 1936, a cidade de Xique Xique (BA) era iluminada por candeeiros afixados em postes espalhados pelas ruas da cidade e alimentados com querosene ou óleo de mamona.

Todas as tardes funcionários municipais saiam às ruas abastecendo e acendendo as luminárias, retornando por volta das 22:00 h para apagá-las.
Na data acima a cidade deixou de ter suas noites iluminadas por candeeiros porque foi inaugurada a iluminação elétrica, tendo como combustível o vapor d'água, gerada por uma caldeira (foto), importada da Inglaterra pelo Prefeito Municipal coronel Francisco Xavier Guimarães (1934-1937) e instalada na Rua Gois Calmon, num prédio que ficou conhecido como a "Usina" e que até hoje encontra-se de pé.

O evento foi comemorado de modo muito festivo, com discursos de pessoas importantes, como o do Promotor de Justiça Dr. Osvaldo Requião, que se empolgou com a grande conquista e o grande avanço da cidade rompendo a barreira da tecnologia moderna e dando um grande passo no rumo de um mundo mais adiantado e mais civilizado.
Era o dia 03 de maio de 1936.
O importante acontecimento foi motivo de manchetes na 1ª edição do jornal local "O Progresso", de 09 de agosto de 1936, que abriu e estampava pelo menos três manchetes para seus leitores: ‘Passo para a Frente’, ‘Francisco Xavier Guimarães, personificação da grandeza, do decoro e dos ideais reivindicadores de Chique-Chique’ e “Fiat Lux”.

A famosa caldeira importada da Inglaterra forneceu energia à cidade até o ano de 1951, quando foi substituída por um moderno gerador movido a óleo diesel.

Felizmente os nosso administradores municipais tiveram a sensibilidade de instalar a Caldeira na Praça 6 de Julho, numa homenagem ao equipamento que muito serviu a Xique Xique e também para que os jovens se inteirem da história da cidade.

É necessário que esse monumento seja conservado por todas as gerações não só como decoração de uma praça mas como história viva da nossa terra.

Fonte:"Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique (História de Chique Chique)", de Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário