quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Jornais de Xique-Xique (BA): "A LUZ" nº 10

"A LUZ", edição n° 10, de 17 de abril de 1932, traz sua principal chamada da primeira página intitulada "Dignificante Ideia", com o subtítulo "Uma Sociedade que terá várias funções".
Trata-se de uma reportagem que ocupa um terço da página e informa que:
" no domingo último, às 15h00m, houve uma reunião de vários elementos desta cidade, para a organização de uma sociedade ou associação que terá por fim impulsionar a cultura física, moral e intelectual.
A reunião efetuou-se no prédio do antigo bilhar, à Rua Pedro Mariani, foi presidida pelo Exm°. Sr. Dr. Philemon Souza, secretariado pelos senhores Dr. Oscar Coelho, Bartolomeu Moraes e Edmundo Serra.
Os senhores Bartolomeu Moraes e Edmundo Serra apresentaram aos presentes o motivo daquela reunião, que era da formação de uma associação que pugnasse pelo desenvolvimento geral dos seus associados, prodigalizando os fins desportivos, educativos, literários, recreativos e beneficentes.
     Outra notícia, também na primeira página, traz o título "Dr. Otávio Carneiro" e, informa que chegou nesta Cidade o Dr. Otávio Carneiro, presidente da Companhia Indústria e Viação de Pirapora, que busca salvar o vapor "Santa Clara".
    Ainda na primeira página há uma matéria que tem o título "Engenheiro Edgard Freire", informando que chegou de Santo Inácio, em automóvel, o engenheiro Edgard da Silva Freire, delegado de Terras e Minas, acompanhado por seu auxiliar, Engenheiro Lélio Hora. Veio resolver a situação vexatória dos garimpos das minas do Açuruá.
      Outro terço da primeira página traz a matéria "Pela Piscicultura", com o jornal tomando uma posição de defesa dos pescadores de Xique-Xique. Mostra o quadro geral por que passam os pescadores e solicita providências das autoridades, começando pelo prefeito municipal coronel José de Souza Nogueira.
        A página dois transcreve uma matéria com o título "O Carnaval e a Mulata", que vem do "Lux-Jornal", da Cidade do Rio de Janeiro, de autoria de Berilo Neves.
           Há quatro anúncios comerciais nessa página.
      Outro tópico traz o título "De Automóvel", apresenta a viagem do comprador de pedras Francisco de Matos, procedente de Morro do Chapéu (BA), gastando oito horas. Também informa que, na madrugada de quarta-feira seguiu para a Capital, em automóvel, o capitalista Manoel Alcântara de Carvalho.
      A página três, com quatro anúncios, sendo dois eles estreando:
"Armazém Guarani" – do Sr. Francolino Santos Sobrinho e "Farmácia Universo" – do Farmaceutico João Rodrigues Soares
     Curioso é que este segundo anúncio comercial traz o assunto "O Leite", com, a advertência do jornal às autoridades, dos riscos que há da vendagem de leite sem os devidos cuidados higiênicos.
     Há, na terceira página, dois "Editais" assinados pelo Sr. Virgílio Alves Bessa, Tabelião de Notas e Oficial de Protesto de Chique-Chique informando a Pedro Ferreira de Brito, em Central, e a Josué Francisco de Novais, de Canabrava do Gonçalo, que há uma duplicata de cada a caminho de ser protestada. Referidos editais estão com a data de 13 de abril de 1932.
     No final da página três ainda vem o título "A Rodovia", informando que já ficou pronto e já está entregue ao tráfego o mata-burro construído pela Prefeitura Municipal no quilômetro 07 da rodovia Chique-Chique a Santo Inácio.
     A página quatro começa com o assunto "Os Serviços do 'Santa Clara'”, informando que já foi levantada a planta do local onde se acha o vapor naufragado, que se encontra em pleno canal do rio a 8,30 metros de profundidade. O texto afirma que há dificuldades para os trabalhos de amarradio, por causa da correnteza das águas e sua escuridão, tendo que trabalhar pelo tato, com muita precaução a fim de não serem acidentados os homens embaixo d’água; a equipe aguarda a chegada do uma embarcação tipo cargueiro, para tentar com guindastes e moitões e o auxílio de uma embarcação denominada chata, para o deslocamento e flutuação da embarcação. Há lama em demasia.
     Uma coluna com o título "Convite" chama a atenção de uma longa lista de nomes de pessoas encarregadas da constituição de uma entidade desportiva. Eis os nomes dessas pessoas: monsenhor Antonio Costa Rego, Sr. Aurélio Gomes Miranda, coronel José de Souza Nogueira, Dr. Vanderlino de Souza Nogueira, Sr. João Avelino, Sr. João Xavier Guimarães, Sr. Rosentino José dos Santos, Sr. Olímpio Antunes Bastos, Sr. Manoel Bastos, Dr. Vítor Farani, Dr. José Cirino, coronel Lithercílio Baptista da Rocha, Sr. Hermenegildo de Souza Nogueira, coronel Manoel Teixeira de Carvalho, coronel Agrário de Magalhães Avelino, coronel Francisco Xavier Guimarães, Sr. José Barreto, Sr. José Guedes, Sr. Cincinato Rocha, Sr. Salomão Costa, Sr. João Cunha, tenente Manoel Nunes Damásio, Sr. Gustavo Teixeira da Rocha, Sr. Lino Carvalho, Sr.Arnaldo Nogueira e Sr.Genuíno Carvalho: todas estas pessoas devem comparecer a uma reunião às 14h00min horas, dia 17 de abril corrente, para tratarem de assuntos relativos à mesma sociedade.
   Com o título "Enfermo", é registrada a enfermidade do bispo Diocesano de Barra, dom Adalberto Sobral, que se encontra em Salvador, fazendo tratamento. 
  Há uma coluna com o título "Peixe", onde o jornal continua sua campanha em favor dos pescadores do município de Xique-Xique.   
   O tópico "As Obras da Nossa Matriz" é a última reportagem da página quatro, informando que "Continuam animados os serviços da remodelação da nossa Matriz, gigantesca obra que vem atestar a dedicação do distinto pároco monsenhor Antonio Costa Rego."

Nenhum comentário:

Postar um comentário