quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Xiquexiquenses Ilustres: D. AMÉLIA MAGALHÃES E SILVA

D. AMÉLIA MAGALHÃES E SILVA nasceu no dia 02 de outubro de 1915 no antigo Distrito de Tiririca, Município de Xique-Xique BA, filha do Sr. Francisco Peregrino de Souza e de D.Lídia Magalhães Souza. Pelo lado paterno era descendente do português  Alberto Pires de Carvalho e da índia tapuia Felícia Pires de Carvalho, fundadores, no ano de 1725, da Fazenda Tiririca – atual cidade de Itaguaçu da Bahia. 
O genitor, Sr.Francisco Peregrino de Souza, era irmão de José Peregrino de Souza que foi prefeito de Xique-Xique entre 1955 e 1959. 
D. Amélia fez o curso primário, entre 1923 e 1928, em Escola Particular Isolada, em Tiririca e Xique-Xique, tendo entre os professores a mestra Adelaide Natércia de Araújo Soares. 
O primeiro emprego foi no cargo de auxiliar de escritório da sub-agência do Banco do Brasil, em Xique-Xique, tendo depois ingressado no quadro de funcionários estaduais da Justiça da Bahia; onde exerceu  a função de oficiala do Cartório do registro de Imóveis e do Cartório de Títulos e Documentos, lotada na Comarca de Xique-Xique. 
D. Amélia Magalhães e Silva se casou com o Sr. Demósthenes Barnabé da Silva, no dia 15 de junho de 1945, na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, em Xique-Xique e a  cerimônia foi celebrada pelo padre José de Oliveira Bastos. Padre Bastos, como era conhecido.
O casal teve dois filhos Terezinha Maria Magalhães Silva Alvim e José Magalhães Silva.
D. Amelia faleceu no ano de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário