sexta-feira, 10 de abril de 2015

Vapores que navegaram no Rio São Francisco: BARÃO DE COTEGIPE





 
                          O VAPOR "BARÃO DE COTEGIPE"


       O "Barão de Cotegipe" foi o vapor que mais deixou saudades nas barrancas do Rio São Francisco. Até hoje, os barranqueiros comentam saudosamente sobre o som melodioso do seu apito.          
       Quando apontava na curva do "Canal do Guaxinim", que separa a "Ilha do Gado Bravo" da "Ilha do Miradouro"  com destino ao porto de Xique-Xique (BA), o "Prático", da sua cabine de comando, acionava o dispositivo para que toda a população tomasse conhecimento de que o "Barão" estava chegando. Era uma alegria geral com todos correndo em direção ao cais para assistir o vapor ancorar ou  "encostar" como a gente dizia.
        Na saída, quando levantava âncora e já no meio do Rio São Francisco, o "Barão" emitia novo apito, desta vez com um timbre e uma frequência diferentes que o povo, ainda de pé e postado na beira do cais, entendia como de despedida ou de um até logo.
        Todo mundo em Xique-Xique (BA), pode-se afirmar, identificava o apito do "Barão", como era carinhosamente conhecido por todos os barranqueiros.
          Esse vapor, fabricado nos Estados Unidos em 1913 e  reformado em 1967 foi criminosamente abandonado no porto de Pirapora (MG), com o casco enterrado num banco de areia onde ficou atá a sua destruição total. Tinha 43 m de comprimento com capacidade para deslocar 80 toneladas. Era o vapor preferido para se viajar de Xique-Xique (BA) a  Juazeiro (BA).
       OBS.: O nome do Vapor foi dado em homenagem ao Barão de Cotegipe, título nobiliárquico concedido por D. Pedro II ao Presidente da Bahia e Ministro das Relações Exteriores, Dr. João Maurício Wanderley, nascido em 23.10.1815 na cidade da Barra (BA) e nomeado, em 1842, primeiro Juiz de Direito de Xique-Xique (BA), onde exerceu a magistratura até 1844, sendo depois eleito Deputado Provincial por nove mandatos consecutivos. O Dr. João Maurício Wanderley, Barão de Cotegipe, era pai de João Ferreira de Araujo Pinho, governador da Bahia nos anos de 1908 a 1912 e avô de Wanderley Pinho que foi Prefeito de Salvador de janeiro de 1948 a abril de 1951. O Barão de Cotegipe faleceu no ano de 1889.

Nenhum comentário:

Postar um comentário