sexta-feira, 3 de abril de 2015

Xiquexiquense Ilustre: AMÉLIA MAGALHÃES E SILVA



      D. AMÉLIA MAGALHÃES E SILVA nasceu no dia 02.10.1915 na localidade Tiririca, atual cidade de Itaguaçu de Bahia, na época pertencente ao Município de Xique-Xique (BA), filha do Sr.  Francisco Peregrino de Souza e de D. Lídia Magalhães Souza. Era descendente, pelo lado paterno, do português Alberto Pires de Carvalho e da índia tapuia Felícia Pires de Carvalho, fundadores, no ano de 1725, da Fazenda Tiririca que mais tarde se transformou na atual cidade de Itaguaçu da Bahia e sobrinha do Sr.  José Peregrino de Souza – Cazuzão – que foi Prefeito Municipal  de Xique-Xique entre 1955 e 1959.
     D. AMÉLIA estudou o curso primário, entre 1923 e 1928, em Escola Particular Isolada, em Tiririca e mais tarde em Xique-Xique, tendo, entre os seus professores a mestra Adelaide Natércia de Araújo Soares.
     O primeiro emprego foi no cargo de auxiliar de escritório da sub-agência do Banco do Brasil, em Xique-Xique. Depois ingressou no quadro de funcionários estaduais da Justiça da Bahia, como serventuária da Justiça tendo exercido a função de oficiala do Cartório do registro de Imóveis e do Cartório de Títulos e Documentos, da Comarca de Xique-Xique.
     D. Amélia Magalhães e Silva se casou com o Sr. Demósthenes Barnabé da Silva, no dia 15 de junho de 1945, na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, em Xique-Xique. A cerimônia foi celebrada pelo Padre José de Oliveira Bastos - Padre Bastos - e dessa união vieram os filhos  Terezinha Maria Magalhães Silva Alvim e José Magalhães Silva.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário